A musicalização é o processo de construção do conhecimento musical: seu principal objetivo é despertar e desenvolver o gosto pela música, estimulando e contribuindo com a formação global do ser humano. ... A música ganha ainda mais importância por arrebatar não só as crianças, mas também os adolescentes e os adultos.
Segundo o músico Ale Carmani, cada grupo de instrumentos favorece e treina diversos processos de desenvolvimento da criança, possibilitando inúmeros benefícios os pequenos. “Consciência espacial, lateralidade, coordenação motora, ritmo, melodia e memória muscular são alguns exemplos”.
É na primeira infância que se aprende mais e melhor. A música funciona como um importante precursor no desenvolvimento das aptidões linguísticas da criança, assim como da sua inteligência, capacidade de expressão e da coordenação motora. ...
A música na educação das crianças possui um papel importante, pois contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico, além de ser apontada como facilitadora do processo de aprendizagem.
A música é uma das formas de expressão da cultura popular que exerce uma importante função na construção de identidades na sociedade moderna. Ela conseguiu quebrar a barreira das diferenças culturais, possibilitando novas práticas sociais.
A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento.
O ritmo é o fator organizacional que designa a sucessão regular dos tempos fortes e fracos em uma frase musical. Indica o valor das notas, de acordo com a intensidade e o tempo. Trata-se da combinação entre sons e silêncios que servem como alicerce para a construção da melodia.
Resposta. Resposta: samba,frevo,forró,funk,sertanejo,música eletrônica, maracatu,bailao,xaxado, danças folclóricas,Axé.
O ritmo consiste na estruturação da música em pulsações repetidas e sistematizadas dentro de um compasso. Tais pulsações (ou batidas) possuem uma determinada velocidade (ou tempo). O ritmo é, basicamente, o elo essencial de conexão e comunicação entre os músicos.
Estilos
Ritmos do Brasil: Samba, frevo, maracatu, forró, baião, xaxado etc - UOL Educação.
Ritmos mais tocados em cada região do Brasil
Hip hop