Classificação dos ossos do corpo humano
O sistema esquelético é composto por ossos e cartilagens que estão perfeitamente arranjados na formação do nosso esqueleto.
Os ossos são revestidos por endósteo, o qual é constituído normalmente por uma camada de células osteogênicas (capazes de se diferenciar em osteoblastos), e pelo periósteo, tecido conjuntivo constituído por fibras colágenas e fibroblastos.
O tecido ósseo é um tipo especializado de tecido conjuntivo formado por células e uma matriz extracelular calcificada, a matriz óssea. A única forma de nutrição dessas células é através de canalículos por onde passam capilares já que a matriz calcificada não permite a difusão de substâncias até as células.
O tecido ósseo é composto, nessa ordem, por: matriz óssea, células, revestimento. ... As células são 4: osteoblastos, osteócitos, osteoclastos e osteoprogenitoras. O revestimento é feito por duas membranas: o periósteo, membrana externa vascularizada, e o endósteo, membrana interna vascularizada.
As células ósseas recebem alimento e oxigênio por difusão, de forma indireta através dos tecidos que rodeiam os ossos.
As artérias do periósteo conseguem penetrar no osso, fazendo sua irrigação e nutrição. Portanto, concluímos que o periósteo e suas artérias são os aspectos morfológicos mais importantes na nutrição dos ossos, uma vez que os irrigam e, consequentemente, nutrem.
O encéfalo é protegido pelos ossos do crânio e por membranas de tecido conjuntivo.
O crânio humano pode ser dividido em duas partes: o neurocrânio, que forma uma caixa protetora do cérebro, e o esqueleto facial ou esplancnocrânio. O neurocrânio corresponde à parte superior e posterior do crânio que apoia as estruturas da face e protege o cérebro.
As costelas e o esterno formam a caixa torácica, que tem uma dupla função. A caixa torácica protege o coração, pulmões e os vasos sanguíneos maiores numa forte "cesta" de ossos. Também nos ajuda a respirar.