Uma das principais causas de reprovação no teste psicotécnico é o nervosismo e a preocupação excessiva. Não se deixe ser dominado por esses fatores. O teste serve para apontar características de sua personalidade, não para ser executado perfeitamente.
Não se trata de ser mais profunda ou mais leve. Trata-se de verificar se, segundo os instrumentos da psicologia, para verificar sua aptidão ou não, para dirigir, posto que dirigir envolve segurança pessoal e coletiva.
Foco na tarefa: Preste atenção nas instruções do avaliador e siga exatamente as instruções passadas por ele, muitas vezes o candidato tem a falsa ideia de que já sabe o que é para fazer e não se concentra na explicação do avaliador distraindo-se, nesse momento ele poderá deixar de atentar-se a uma informação importante ...
Como funciona e quais os tipos psicológicos identificáveis? Muito utilizado para cargos de alta liderança, o teste QUATI faz a avaliação da personalidade utilizando escolhas situacionais, ou seja, aquelas atitudes tomadas tendo como base o contexto, e que demonstram a capacidade de adaptação ao ambiente e às pessoas.
11- Correção e Resultado do Teste: PROCEDIMENTO Existem TRÊS CRIVOS de correção: R1 - INTROVERSÃO (I) + EXTROVERSÃO (E). R2 - INTUIÇÃO (IN) + SENSAÇÃO (SS). R3 - PENSAMENTO (PS) + SENTIMENTO (ST). Adapte o CRIVO DE CORREÇÃO SOBRE A FOLHA DE RESPOSTAS.
O Questionário de Avaliação Tipológica (QUATI) é um teste que permite entender as inclinações comportamentais do indivíduo. Ele auxilia o profissional de gestão de pessoas a identificar a personalidade do avaliado e, assim, entender qual seu grau de desempenho em determinada tarefa.
A idade mínima para a aplicação do teste H.T.P é a partir de 8 anos de idade, conforme o manual. A aplicação do teste é feito individualmente, sem limite de tempo, sendo que, a maioria das aplicações leva em média de 30 a 90 minutos. O objetivo da aplicação desse instrumento é avaliar a personalidade.
Dicas de como aplicar testes psicológicos
Deve ser aplicado individualmente e em regra a duração pode variar, mas não deve ultrapassar a uma hora. Solicita-se à criança que conte uma história sobre cada uma das dez gravuras que lhe são apresentadas. Na interpretação do CAT, deve-se ter atenção às verbalizações e associações entre as gravuras.
O Teste de Apercepção Temática (TAT) é considerado uma técnica projetiva que consiste em apresentar ao sujeito uma série de pranchas selecionadas pelo examinador que retratam situações sociais e relações interpessoais, em que o examinando deverá contar uma história sobre cada uma das pranchas apresentadas.
Apercepção (do latim ad-, "para, em direção a" e percipere, "perceber, ganhar, garantir, aprender ou sentir") é um dos vários aspectos da percepção e consciência em campos como psicologia, filosofia e epistemologia.
É a capacidade de interpretação dos estímulos sensoriais atribuindo-lhe significado, com base nas experiências pessoais do sujeito, suas emoções e seu conhecimento do mundo. A apercepção é responsável pela significação da coisa ou do que é a coisa em si.