O plano terminal reto se forma devido à maior largura mésio-distal do segundo molar inferior em relação ao seu antagonista superior. Por outro lado, quando os segundos molares decíduos apresentam o mesmo tamanho mésio-distal, suas faces distais formam um degrau mesial para a mandíbula.
Arcos de Baume Tipo Misto : Arco tipo I Superior e tipo II Inferior ( mais frequente) ou arco tipo II superior e tipo I inferior. É a relação existente entre o encontro das duas linhas medianas da maxila e mandíbula, podendo apresetar-se coincidente ou desviada para o lado direito ou esquerdo.
Os primeiros dentes decíduos aparecem na cavidade bucal entre 4 e 10 meses de idade, estando a primeira dentição completa por volta do 30º mês de vida.
irrompem antes dos caninos. Sobre a localização dos espaços “primatas” nos arcos decíduos é correto afirmar que eles se situam entre: ... Ⓒ Os caninos e os primeiros molares no arco superior. Ⓓ Os incisivos laterais e os caninos no arco inferior.
A DENTIÇÃO DECÍDUA (Dentes de leite) é formada por 20 dentes. São 10 dentes na arcada superior e 10 dentes na arcada inferior. Se dividirmos uma arcada a partir da linha mediana em direção aos dentes posteriores (do fundo), temos a seguinte sequência: incisivo central, incisivo lateral, canino, 1º molar e 2º molar.
Por volta dos 6 anos de idade, os dentes de leite começam a cair e são substituídos por dentes permanentes. Os primeiros dentes da dentição permanente a aparecerem na boca são os primeiros molares, como mostra a Figura 1.
Por volta dos 13 anos, a dentição permanente está quase completa, faltando apenas os 4 dentes do “siso” (terceiros molares), que erupcionam entre 17 e 30 anos.
A criança tem em sua dentição decídua ou primária 20 dentes (incisivos centrais, incisivos laterais, caninos e molares – superiores e inferiores – não há na dentição decídua os dentes pré-molares), os chamados dentes de leite. Excetuando casos específicos, eles nascem entre 4 e 7 meses de idade.
O incisivo central é o primeiro dente do hemi-arco e é o menor dente da dentição humana. Sua coroa é achatada e tem a forma de um cinzel.
A odontopediatra Bia Queiroz explica que quando o dente fica mole, normalmente cai sozinho, naturalmente. “O único motivo para preocupação é se por acaso o permanente desvia do caminho original e aparece em outro local, aí muitas vezes o dente de leite vai precisar ser extraído no consultório”, explica a dentista.
Quando nossos dentes permanentes estão prontos para nascer, eles empurram os temporários. Ao fazerem isso, destroem a raiz dos dentes de leite. É por isso que os dentes ficam moles e caem, dando espaço para os novos.