A fluidez da membrana é controlada por diversos fatores físicos e químicos. ... O número de duplas ligações nas caudas hidrofóbicas dos lípides também influencia a fluidez: quanto maior o número de insaturações, mais fluida a membrana, pois menor será a possibilidade de intração entre moléculas vizinhas.
3a Questão (Ref.: Pontos: 1,0 / 1,0 Quanto à estrutura da membrana plasmática, é correto afirmar que: As caudas apolares dos fosfolipídeos ficam voltadas para a face externa da membrana. As cabeças polares dos fosfolipídeos ficam voltadas para a face interna da membrana.
Verificado por especialistas. A alternativa B) é a correta. A membrana plasmática é uma membrana que envolve todas as células, ela não é uma simples membrana de proteção, ela tem a função também de selecionar o que entra e o que sai da célula.
O conjunto formado por glicoproteínas e glicolípidios presentes na membrana é denominado de glicocálix ou glicocálice. Nas membranas, podem ser encontrados também esteroides, como o colesterol, presente em células animais, diminuindo sua fluidez e aumentando sua estabilidade.
Os fosfolipídios, dispostos em uma bicamada, compõem o tecido básico da membrana plasmática. ... A cabeça hidrofílica dos fosfolipídios em uma membrana bicamada é voltada para parte externa, entrando em contato com o fluido aquoso dentro e fora da célula.
Os lipídios atuam garantindo a estrutura da membrana, enquanto as proteínas estão relacionadas com as principais funções desempenhadas por essa estrutura celular. ... Os lipídios mais abundantes nessa estrutura são os fosfolipídios, os quais formam uma bicamada.
Manter a consistência firme da célula. Traduzir sinais hormonais da célula. Controlar o que entra e sai da célula.
Resposta. Explicação: Boa tarde!! E claro a permeabilidade seletiva da célula que controla o que entra e sai, também por proteínas de membrana.
→ Diferenças na composição das paredes celulares Nas plantas, a parede celular é composta basicamente pelo polissacarídeo celulose, que forma a parede celulósica. Na maioria dos fungos, a parede é formada por quitina, podendo apresentar celulose.