O manual do colaborador é um instrumento de fundamental importância no processo de comunicação, sendo utilizado para nortear as ações, definir normas e regras, atividades e objetivos propostos pela empresa, bem como a forma que estes devem ser executados, quer seja individualmente ou em conjunto.
Ele estabelece limites para os funcionários, bem como deixa claros seus direitos e deveres; ajuda a determinar as atitudes e os comportamentos de todos, funcionando como um guia que contém aspectos importantes não contemplados na legislação ou no contrato de trabalho.
Os 6 passos para elaborar o regulamento interno da empresa
O regimento ou regulamento interno deve ser inserido na própria convenção, caso isto não ocorra, deverá ser aprovado e registrado posteriormente. De qualquer modo, o regimento interno depende de deliberação dos condôminos, ou seja, o regimento é ato normativo que regulamenta e complementa a convenção.
REGIMENTO DO SERVIÇO DE ENFERMAGEM De acordo com Paulina Kurcgant (1991): “O regimento interno é o ato normativo aprovado pela administração superior da organização de saúde, de caráter flexível e que contém diretrizes básicas para o funcionamento do serviço de enfermagem.
Promover o crescimento e desenvolvimento da equipe de enfermagem através do conhecimento técnico-científico, a fim de se atingir metas em excelência na qualidade dos serviços prestados, de forma humanizada e primando pela valorização do ser humano na sua integralidade, respeitando princípios éticos com dedicação, ...