A meiose I é a primeira divisão da meiose, sendo essa etapa considerada reducional, uma vez que, no final, teremos duas células com metade do conjunto cromossômico original.
Assim, uma célula-mãe diploide origina 4 células-filhas haploides. O processo ocorre por meio de duas etapas de divisões celulares sucessivas, dando origem a quatro células: Meiose I: Etapa reducional, pois o número de cromossomos é reduzido pela metade.
Verificado por especialistas. A) A figura 1 representa a meiose, e a figura 2 a mitose. A meiose é uma divisão celular em que uma célula diploide produz quatro células haploides (divisão reducional), como mostra a figura.
Mitose é o processo de divisão celular onde são geradas células-filhas idênticas à célula-mãe. Isso porque as características hereditárias são mantidas na sua totalidade. É através da mitose que ocorre a cicatrização de uma região lesionada.
As células são originadas a partir de outras células que se dividem. A divisão celular é comandada pelo núcleo da célula. Ocorrem no nosso corpo dois tipos de divisão celular: a mitose e a meiose. Antes de uma célula se dividir, formando duas novas células, os cromossomos se duplicam no núcleo.
É o tipo de divisão celular que a célula-mãe, haploide (n) ou diploide (2n), origina 2 células-filhas com o mesmo número de cromossomos da célula-mãe. É uma divisão equacional.