O posicionamento dos jogadores no Sistema 5×1 sempre segue a lógica da Diagonal.
As coberturas de ataque no sistema 6X0 são basicamente realizadas em duas posições, pois esse ataque pode ser feito tanto nas posições 2 e 4 quanto na posição 3 quando a equipe utilizar o ataque pelo meio de rede. Como o ataque facilita a própria cobertura dele, há duas linhas de proteção do ataque.
- Atacantes de Meio/Centrais, que atacam bolas de Primeiro Tempo (Am3 e Am6); - Atacantes de Ponta, que recepcionam o saque e atacam bolas de Segundo Tempo (Ap2 e Ap5); - Levantador (L); - Libero (Lib) que substiutui os Atacante de Meio na Zona de Defesa e integra as formações de Recepção do Saque.
No 4x2 simples há dois levantadores, que se colocam nas posições diagonais da quadra, mais quatro atacantes. Com esse sistema, há sempre um levantador na rede juntamente com dois atacantes.
O sistema 4x2 foi um sistema muito utilizado até a década de 1970. O levantador do jogo é o que se encontra na zona de ataque: sempre haverá dois atacantes na rede (zona de ataque). Trata-se das características principais do sistema 4X2 simples.
O 4-4-2 é um esquema tático usado no futebol que consiste no esquema de usar 2 laterais, 2 zagueiros, 4 Meio-campistas e 2 atacantes e além claro do goleiro, sendo que dois são meias de defesa, ou seja, volantes.
O sistema ofensivo nada mais é do que um desenvolvimento de um pensamento tático voltado para a marcação de pontos , a invasão do campo adversário de maneira que o time inteiro estará avançado, em decorrência desse fato , prováveis problemas na defesa irão ocorrer .
O pivô é o jogador que atua mais próximo à cesta, tanto na defesa, quanto no ataque. Sua principal função é brigar pela posição onde possa receber (ataque) ou impedir (defesa) o passe.
O sistema de ataque mais utilizado é, normalmente o 3:3, principalmente para iniciantes, devido a sua melhor assimilação pelas crianças e jogadores menos experientes. No sistema 3:3 se joga com três armadores, dois extremas e um pivô. Já no 4:2, joga-se com dois armadores, dois extremas e dois pivôs.
O sistema ofensivo 3×3 é um dos sistemas do Handebol mais utilizados. Nesse sistema de jogo do Handebol três jogadores vão se posicionar à frente linha de 9 metros (três armadores) e os outros três jogadores vão se posicionar à frente da linha de 6 metros (dois pontas e um pivô).
No Handebol são usados sistemas defensivos como: 3:2:1, 5:1, 6:0, 4:2 e 3:3. O sistema mais utilizado é o 6:0, onde se encontram seis jogadores defensivos posicionados na linha dos 6 metros.
O sistema ofensivo 5×1 é um dos sistemas do Handebol muito utilizado em várias equipes. Nesse sistema de jogo do Handebol cinco jogadores vão se posicionar na zona da linha dos 9 metros e um jogador vai se posicionar na linha dos 6 metros (linha da área de gol).
Sistema ofensivo 5×1 Aqui, cinco jogadores se posicionam diante da área de tiro livre e um jogador ocupa a posição de pivô, tentando se manter infiltrado no ataque adversário. Ele deve se deslocar próximo à linha dos seis metros, na área central, onde o ângulo de arremesso é favorecido (no caso desse esquema tático).
O sistema ofensivo depende fundamentalmente do tipo de defesa. O contra-ataque deve ser sempre estimulado. O esquema tático precisa ser respeitado. Por outro lado, o sistema defensivo é o oposto do ataque.
Sistemas táticos do basquetebol: como defender e atacar
Os sistemas podem ser ofensivos e defensivos, os ofensivos são 2x2 que se caracteriza pelo posicionamento de dois atletas na quadra defensiva e dois na quadra ofensiva,3x1 esse sistema e responsável pela nomenclatura das posições no futsal, 2x1x1 se caracteriza por dois jogadores na defesa um outro no meio da quadra e ...
É a combinação harmônica do bloqueio e da defesa na tentativa de impedir o sucesso do ataque adversário. Os sistemas defensivos mais utilizados são os sistemas com bloqueio simples e os sistemas com bloqueio duplo. ... A seguir veremos a primeira forma.
Concluímos, então, que o sistema ofensivo se caracteriza pelo número de atacantes e pelo número de levantadores. ... Caracteriza-se pelo número de participantes na ação e pela forma de marcação do deslocamento do atacante adversário.
O sistema ofensivo no voleibol requer muito cuidado pelos jogadores, pois depende do trabalho em conjunto. Como um mesmo jogador não pode dar dois toques em seguida, é necessáno sempre que pelo menos dois jogadores participem de uma jogada. No voleibol, o ataque começa a ser preparado a partir da recepção da bola.
Os sistema táticos mais utilizados atualmente são o "6x6", o "3x3", o "4x2" simples, "4x2" com infiltração e o "5x1". O primeiro número indica o número de "cortadores" ou "atacantes" e o segundo número o do(s) levantador(es).
No voleibol, os sistemas de jogo são 6x0 (seis-zero), 5x1 (cinco-um), 4x2 simples (quatro-dois simples), 4x2 invertido (quatro-dois invertido), também chamado de 4x2 com infiltração (quatro-dois com infiltração), e 3x3 (três-três).
Os jogadores são designados pelas funções que desempenham em quadra: atacante, cortador, levantador, bloqueador, jogador de defesa, líbero. Atuando somente nas posições de defesa, o líbero é um jogador que pode substituir qualquer outro jogador que esteja nas posições 1, 6 e 5, desde que a bola esteja fora de jogo.
Os fundamentos básicos do voleibol são cinco: saque, ataque, bloqueio, levantamento e recepção....Esses fundamentos são técnicas que começaram a ser executados nos jogos e acabaram se tornando uma prática do vôlei.
Os Fundamentos são as técnicas e habilidades usadas pelos jogadores no jogo de Voleibol. Os principais Fundamentos são o Saque ou Serviço, a Recepção ou Passe, o Levantamento, o Ataque (Cortada), o Bloqueio e a Defesa.
Ataque: Fundamento que normalmente define o ponto, atacado pelo oposto, pelos ponteiros ou pelos centrais, existem muitas bolas de ataque, ex: Bola de 1° tempo: usada com os centrais atacando do meio da rede, serve para livrar os atacnantes de ponta e atrasar o bloqueio; Bola de segurança: usada com os ponteiros ou ...
As principais regras do vôlei são: