A Microbiologia Veterinária compreende o estudo de aspectos estruturais, fisiológicos, metabólicos e de interação com o hospedeiro dos microrganismos envolvidos na etiologia de doenças em animais de diferentes espécies.
Através da microbiologia podemos identificar adequadamente as patologias causadas por diversos microorganismos. O antibiograma é utilizado para avaliar a sensibilidade dos agentes isolados frente aos antibióticos mais comuns.
Microbiologia é a biologia dos pequenos seres vivos (unicelulares). O estudo da microbiologia é de extrema importancia, pois leva ao entendimento de diversas doencas, processos quimicos, desenvolvimento da medicina com medicamentos, descobrimento de novas adaptacoes, mapeamento do genoma, etc.
Gerais: Por meio do estudo detalhado da biologia de bactérias, fungos, vírus e parasitas, bem como das relações destes com o hospedeiro humano, o estudante deverá compreender os mecanismos mais importantes envolvidos na patogênese de infecções causadas por esses agentes.
A microbiologia é uma área da Biologia que tem grande importância seja como ciência básica ou aplicada. Quando consideramos como ciência aplicada, podemos destacar os processos industriais, controle de doenças, de pragas, produção de alimentos, dentre outras. ...
Para quem lida com a saúde humana, a parasitologia oferece ferramentas para conhecer os causadores de várias doenças, incluindo as famosas verminoses (tão comuns na infância) e as ectoparasitoses (explicadas mais à frente), assim como as medidas Profiláticas e Terapêuticas cabíveis em cada doença.
Durante o crescimento bacteriano em meio de cultura líquido, as bactérias apresentam uma curva de crescimento padrão, quando este é expresso como o logaritmo do número de bactérias ao longo do tempo, composta por quatro fases distintas: fase de arranque, fase exponencial de crescimento, fase estacionária e fase de ...
A fase de morte celular, ou fase de declínio, corresponde ao período em que o número de mortes excede o numero de células novas, até existir uma fração ínfima do original e a população desaparece totalmente.
A temperatura é um dos principais fatores que afetam o crescimento dos microrganismos, estimulando seu crescimento, inibindo-o ou até mesmo matando-os. Para cada microrganismo existem temperaturas mínima, máxima e ótima.
Em organismos haploides, incluindo células de bactérias, arqueas e organelas, incluindo mitocôndrias e cloroplastos, ou vírus, que contêm genes semelhantes, o único ou conjunto de cadeias circulares ou lineares de DNA (ou RNA para alguns vírus), também constituem o genoma .