O movimento de pinça é o movimento que envolve os dedos polegar e indicador para pegar pequenos objetos. Embora cada bebê tenha seu próprio ritmo de desenvolvimento, essa destreza com os dedos costuma aparecer por volta dos 8 ou 9 meses do bebê, mas é aprimorada com o tempo – e, como tudo na vida, com a prática!
A estimulação psicomotora na educação visa prevenir distúrbios perceptíveis precocemente em algumas crianças, interferindo nos diversos níveis de expressão corporal; sabe-se, portanto, que a ausência desses estímulos pode diminuir a maturação e algumas funções inatas.
“Estimulação precoce é um termo que abrange uma variedade de estímulos para auxiliar o desenvolvimento motor e cognitivo de lactentes e crianças e pode ser definido como um programa de acompanhamento e tratamento multiprofissional para recém-nascidos de risco ou com alguma deficiência.
A estimulação essencial surge, então, como ação combinada de saúde e de educação. Aplicada em bebês e crianças – com ou sem deficiências ou doenças –, visa superar dificuldades e evitar atrasos no desenvolvimento físico e intelectual.
Durante a estimulação precoce, trabalhar sempre nas quatro áreas: estimulação motora, cognitiva, sensorial e da comunicação. Trata-se de realizar um intenso treinamento para criação e manutenção dos hábitos elementares de vida.