Os i5 são mais que suficientes para uso casual, não decepcionam gamers (desde que montados em computadores bem servidos de placa de vídeo) e são mais baratos que os i7. Os Core i7 são as melhores opções para quem joga, mas especialmente para quem precisa do computador como ferramenta de trabalho.
Intel Core i3 é a família de processadores da Intel, destinado a Desktops x86-64. Concebido no mesmo ano que o processador Core i5, o processador Core i3 é o processador de menor poder de processamento se comparado aos seus irmãos Core i7 e Core i5, da família Nehalem.
Se formos elencar de maneira simplória, o processador i7 é melhor que o i5 que é melhor que o i3 – mas existem nuances e existe também a sua necessidade: não é preciso pagar mais caro em um processador i7 se o seu perfil de usuário não exige o modelo mais completo.
A diferença é que o i3 possui uma arquitetura mais avançada. O mais recente é baseado na arquitetura skylake, enquanto o Pentium Dual Core baseia-se na plataforma Core. O i3 possui cache l3 e HT, além de um maior conjunto e instruções. Esse sistema de nomenclatura da Intel confunde muito!
Tanto o Celeron quanto o Pentium estão disponíveis em configurações de 2 ou 4 cores, enquanto o Core i3 é limitado a 2 núcleos. ... O Core i3 já permite rodar jogos mais básicos, mas é limitado a dois núcleos.
A diferença é a seguinte: O Celeron é 'apenas' 1 processador. E o dual-core é 2 processadores, permitindo assim um multiprocessamento na máquina agilizando o processamento. ... Em tese, na plataforma Intel, quanto maior o cache, maior as instruções por clock feitas no processador.
O i3 por exemplo, é um processador modesto da família, a maioria possui dois núcleos de processamento e menos memória de cache que os seus colegas i5 e i7. É um processador melhor do que o Celeron mencionado anteriormente e o seu preço também é mais alto.