É possível dividir o movimento cubista em duas linhas: Cubismo Analítico que se baseou na observação, fragmentação e representação de um determinado tema e o Cubismo Sintético que se baseou em técnicas voltadas a colagem. Obra "Les Demoiselles d'Avignon", de Pablo Picasso (1907).
Expressionismo: A arte serve como veículo dos sentimentos. Para a vanguarda expressionista a obra deveria expressar o mundo interior. Cubismo: Traços geométricos e imagem em único plano. Expressa sensação de observar as formas por todos os seus lados.
b O dadaísmo buscava algo semelhante ao movimento político anarquista, quebrando com as rígidas regras de padrões de arte, enquanto o surrealismo buscava retratar através da pintura, escultura e filmes o universo dos sonhos. ...
O Dadaísmo, ou simplesmente “Dadá”, foi um movimento artístico pertencente às vanguardas europeias do século XX, cujo lema era: "a destruição também é criação". Foi considerado o movimento propulsor das ideias surrealistas e tinha um caráter ilógico, anti-racionalista e de protesto.
O surrealismo foi um movimento artístico e literário nascido em Paris na década de 1920, inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir o modernismo no período entre as duas Grandes Guerras Mundiais. Reúne artistas anteriormente ligados ao dadaísmo ganhando dimensão mundial.
Pela quebra de padrões com os conceitos de arte e pela ousadia, essa imagem, por exemplo, assemelha-se mais ao dadaísmo, movimento muito mais radical na tentativa de quebrar padrões estéticos do que o surrealismo.
Tristan Tzara
Principais nomes do Dadaísmo