Na poesia, considera-se a medida velha o cultivo de escrever o verso com cinco sílabas métricas (redondilhas menor) e de sete sílabas métricas ( redondilha maior). A medida nova refere-se ao uso do verso decassilabo na composição poética do soneto ( dois quartetos e dois tercetos).
Variedade métrica que consiste em versos decassilábicos heroicos (acentuados nas 6. ª e 10. ª sílabas).
Medida nova = verso de dez sílabas (decassílabo) que os poetas usavam ao invés dos versos de cinco ou sete sílabas (redondilho) que eram da medida velha.
Utiliza-se a medida nova (versos decassílabos distribuídos em dois quartetos e dos tercetos) e o amor é visto, como fazia o poeta Petrarca na Itália, associado a contradições, sendo as mais célebres entre a vida e a morte e a água e o fogo.
Observe-o e responda: Quantos versos essa forma poética tem? Como esses versos são dispostos nas estrofes? Resposta: O soneto tem 14 versos, dispostos em 2 estrofes de 4 versos, chamadas quartetos, e 2 estrofes de 3 versos, chamadas tercetos.
Estrofe de quatro versos que se apresenta geralmente com rimas alternadas (abab) ou opostas (abba).
Soneto é uma estrutura literária de forma fixa composta por catorze versos, dos quais dois são quartetos e dois tercetos. Foi provavelmente criado pelo poeta e humanista italiano Francesco Petrarca (1304-1374).
Denomina-se soneto um poema de forma fixa, composto por 14 versos, apresentados em 4 estrofes (ou estâncias), sendo 2 quartetos e 2 tercetos. O nome deste gênero lírico é originário do italiano sonetto, que significa “pequena canção”, ou, de forma literal, “pequeno som”.
Soneto é uma estrutura literária de forma fixa composta por catorze versos, dos quais dois são quartetos (conjunto de quatro versos) e dois tercetos (conjunto de três versos). A palavra soneto (do italiano “sonetto”) significa pequeno som ao referir-se à sonoridade produzida pelos versos. ...
O soneto: é um tipo de poema que se apresenta sob uma estrutura fixa: quatro estrofes, sendo dois quartetos (estrofes compostas por quatro versos) e dois tercetos (estrofes compostas por três versos). Todos os versos possuem dez sílabas poéticas, chamadas de decassílabos.
A característica formal do vilancete é conter dois ou três versos como mote, seguido de uma glosa de uma ou mais estrofes de sete versos.
( 3 ) como o eu lírico se define a dor O mesmo define como algo que surge inesperadamente, que ele não faz questão de sentir e nem sabe o porque mais sente.
A declamação é a verbalização ou interpretação da poesia, ou seja: o declamador dá voz ao autor da poesia. Ao pretender declamar, uma pessoa tem que tomar alguns cuidados, sem os quais corre o risco de cometer erros, que podem comprometer a qualidade artística de seu trabalho.
Falar ou simplesmente ler poesia é totalmente diferente de declamá-la. Declamar exige a arte de harmonizar gestos e palavras como se estas tivessem cores e peso. O bom declamador sabe o tempo certo da entonação da voz e tem o equilíbrio necessário para transmitir a emoção que cada estrofe exige.
Declamar é recitar um poema em voz alta.
substantivo feminino Ação ou efeito de declamar; consequência ou arte de declamar. O que se declama: poema para declamação. [Figurado] Discurso vazio, dissimulado ou pomposo.
Significado de Declamar verbo transitivo e intransitivo Recitar em voz alta, com palavras e gestos apropriados e convenientes. Falar ou discursar em voz alta, em tom solene e com muita afetação.
Resposta: poeta (geralmente uma pessoa que tem muito domínio da língua e sensibilidade/criatividade para escrever) e são produzidos para todas as pessoas de forma geral.
Poema é um texto literário escrito em versos, que são distribuídos em estrofes. Esses versos podem ser regulares, brancos ou livres. Se for composto por versos regulares, esse texto poderá apresentar diversos tipos de rimas. Também pode ser narrativo, dramático ou lírico.
1.
Pense nisso e confira abaixo as dicas e um passo a passo para fazer um poema....Como fazer um poema