A esterilização de materiais é um processo extremamente importante para a segurança de um ambiente hospitalar. ... Esse setor é responsável por limpar, dar acondicionamento, esterilização, guarda e distribuição dos materiais. Existem várias formas de realizar esses processos.
O fluxo de uma CME deve ser contínuo e unidirecional dos artigos evitando o cruzamento de artigos sujos com os limpos e esterilizados, bem como evitar que o trabalhador escalado para a área contaminada transite pelas áreas limpas e vice-versa, conforme Figura 01.
Centro de Material e Esterilização (CME)
A equipe deve ser exclusiva do CME; Enfermeiro Coordenador do CME (deve permanecer apenas no CME em sua jornada de trabalho); Enfermeiro Plantonista do CME; Técnicos de Enfermagem capacitados para desempenharem as tarefas do CME.
Fornecer o material esterilizado a todo hospital; Promover a interação entre as áreas: expurgo, preparo e montagem de instrumental; Adequar as condições ambientais às necessidades do trabalho na área; ... Prover materiais e equipamentos que atendam às necessidades do trabalho na área.
Segundo a resolução RDC 15 de Centro de Material e Esterilização – CME é uma unidade funcional destinada ao processamento de produtos para saúde dos serviços de saúde. Veja abaixo todas as informações sobre o que o CME faz, como é composta a sua equipe e qual a sua importância.
R$ 3.