A Bíblia diz que um homem de Jezreel por nome de Nabote possuía uma vinha que ficava ao lado do palácio do rei Acabe. Jezreel ficava localizada a cerca de quase quarenta quilômetros ao norte de Samaria, que era a capital do reino de Israel.
Mas Nabote se recusou a vender sua vinha ao rei, porque a recebera por herança de seus pais. ... Ele não se deixou levar pelas ofertas do rei, ficando firme em sua posição, não se impressionando pelo poder de Acabe. Por isso, Nabote foi morto depois de Jezabel, esposa de Acabe, tramar a sua morte.
Cidade na fronteira do território de Issacar. (Jos 19:17, 18) Atualmente, Jezreel é identificada com Zerʽin (Tel Yizreʽel), situada a uns 11 km ao NNE de Jenin (En-gannim). Um pouco ao SE fica uma serra de morros calcários, em forma de crescente, tradicionalmente identificada com o monte Gilboa.
Jezrael
A videira, parreira ou vinha é uma trepadeira da família das vitáceas, que possuem tronco retorcido, ramos flexíveis, folhas grandes, flores esverdeadas em ramos que posteriormente se transformam no fruto que é a uva.
Escolha um bom lugar para a sua videira ficar, este lugar deve ter alta incidência de luz solar e calor para que ela se desenvolva bem. No seu plantio use fertilizantes orgânicos apenas, principalmente se você pretende consumir seus frutos mais tarde, os fertilizantes químicos podem ser nocivos à sua saúde.
Por conta disso, uma videira recém-plantada demora uns quatro anos até que seus primeiros frutos possam ser colhidos para a produção de vinho. Antes de completar seis anos de vida, a vinha se estabiliza, e está pronta para produzir uvas cada vez mais saborosas.
Após 3 anos de crescimento a videira está apta à produção. A poda deve ser feita no período de dormência da planta, final do inverno ou início da primavera. Para identificação desse período, a videira deverá estar quase sem folhas.
Dê boas condições para o pé de uva crescer Isso garante a qualidade da fruta e deixá-la mais doce. A luminosidade também é outra exigência da videira. Então, o segredo é plantar em um espaço longe de ventos fortes, que receba luz do sol durante 6 a 8 horas por dia e uma circulação leve de ar.
Fase da lua: Muitos produtores aguardam a lua minguante ou nova de agosto, para realizar as podas da videira, quando a maior parte da seiva estaria na parte baixa da planta, evitando que a planta “chore” (perca seiva) e enfraqueça.
Retire com uma pinça ou com a mão as sementes, pegue essas sementes e espalhe por um guardanapo úmido, as cobrindo com outro guardanapo úmido. Coloque na geladeira por 1 semana, ou até germinarem. Quando aparecerem umas pequenas folhas pode transferir para o vaso.
Dicas para ter sucesso no plantio da videira Por cima colocar um pedaço de geomanta, evitando que o substrato se infiltre, vedando os furos de saída da água. Colocar parte da mistura de substrato no fundo, acomodar o torrão e preencher as laterais. Regar bem.
A parreira não é muito exigente em nutrientes, logo é suficiente a adição de adubo orgânico de boa qualidade (composto orgânico) duas vezes por ano. A adubação deve ser feita em torno do pé de uva, preferencialmente no começo do inverno e a partir da brotação.
Como Plantar Em Vasos Para Suas Plantas Ficarem Sempre Saudáveis
Como plantar uma muda em 5 passos:
Para replantar apenas uma muda, retire o pedaço que deverá sem plantado em outro local. Isso precisa ser feito com muito cuidado, para não comprometer a planta por completo. Para garantir a drenagem, forre 1/3 do vaso ou a primeira camada do seu jardim com argila, cascalho ou britas.
Como cultivar: 5 passos importantes
O indicado é que elas sejam postas em covas de 30 centímetros de largura por 30 centímetros de profundidade. É fundamental que elas estejam, no mínimo, distantes dois metros uma da outra, para não comprometer o crescimento da vizinha.
Agrônomo da Albras. A bananeira é propagada vegetativamente, entretanto, a taxa de multiplicação é baixa sendo, normalmente, feita pela separação de brotos do rizoma-mãe, o que tem facilitado a disseminação de certos patógenos como o que causa o mal-do-panamá ou a murcha bacteriana-da-bananeira.
Para o plantio podem ser empregadas mudas do tipo: pedaço de rizoma ou rizoma inteiro. Quanto mais leve a muda, mais tempo levará para frutificar. O local para plantar a bananeira deve ter 2 metros de distância de árvores ou outras plantas, que possuam grandes raízes e possam concorrer por espaço com a bananeira.
A partir de apenas um rizoma é possível gerar até 200 mudas, em um processo conhecido como micropropagação. No método convencional, a proporção é de um rizoma para uma nova muda, podendo chegar a cinco ou dez em um período de um ano.