O óleo é menos denso do que a água. ... Os dois líquidos não se misturam porque as moléculas da água possuem mais afinidade umas com as outras e são mais unidas - resultado do que a química chama de polarização elétrica.
Vejamos do que a densidade depende : D = m/v densidade = massa/ volume. sendo a massa diretamente proporcional e o volume inversamente proporcional. ... Então , o algodão é menos denso porque a massa dele se espalha EM GRANDE VOLUME .
água
A densidade do Açucar é de 1,6 g/cm3 e a do Sal = 2,2 g/cm3. Logo veras que o sal é mais denso que acucar pois o sal tem mais massa em relacao ao acucar no mesmo sentido do volume que é de 1cm3.
É utilizada como parâmetro para medir o nível de concentração de matéria em um determinado volume. Isso significa que quanto maior for a densidade, maior será a quantidade de massa compactada em um determinado volume. Por outro lado, quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a sua densidade.
Quando entramos na água em uma piscina, por exemplo, sentiremos a pressão da água sobre nós e, quanto mais fundo mergulharmos, maior será essa pressão. Caso o líquido seja mais denso que a água, a pressão será ainda maior.
Fatores que podem alterar: Pressão: Ex: Se você tiver um liquido, densidade irá mudar de acordo com a pressão aplicada, pois "terá uma força maior comprimindo esse liquido", consequentemente. Mais pressão = mais densidade. Mudança de Estado Físico: Um sólido é mais denso que um liquido, que é mais denso que um gás.
Densidade no dia a dia! A densidade está presente em muitos lugares do cotidiano. Podemos falar sobre densidade quando olhamos para um navio, iceberg, bebidas com gelo, testes de adulteração de combustíveis e várias outras áreas.
6. Quando resfriamos uma determinada quantidade de água de 4°C até 0°C, ocorre que: a) o volume aumenta e a densidade diminui.
Geralmente as substâncias se dilatam quando aquecidas e contraem quando resfriadas. ... De 4 ºC até 100 ºC, a água comporta-se normalmente como qualquer outra substância, aumentando seu volume quando aquecida, mas de 0ºC a 4ºC, ela se contrai ao ser aquecida, ao invés de se dilatar. Aí está o comportamento anômalo da água!
Para medir a dilatação aparente costuma-se utilizar um recipiente cheio até a borda. Ao aquecer este sistema (recipiente + líquido) ambos dilatarão e, como os líquidos costumam dilatar mais que os sólidos, uma quantidade do líquido será derramada, esta quantidade mede a dilatação aparente do líquido.
O Líquido irá dilatar mais do que a substância sólida. ... Quando essa substância está no estado líquido, a força de coesão entre as moléculas é menor do que no sólido. Então ao se esquentar uma substância no estado físico líquido, estaremos aumentando a temperatura e o grau de afastamento das moléculas desse líquido.