Sempre abrir. Chamamos informatividade as informações veiculadas através dos textos escritos ou visuais, como anúncios, artes plásticas, artigos, dentro outros tipos de textos. O grau de informatividade de um texto é medido de acordo com o conhecimento de mundo das pessoas a que ele se destina.
A definição de "informatividade é usualmente utilizada pela literatura, que destaca o fato de que a compreensão de um texto depende do conhecimento de outros textos" Val (1991, p. 15). Na opinião de Beaugrande e Dressler (1981), a informatividade diz respeito à quantidade de prever a informação.
A intertextualidade ocorre quando um texto está inserido em outro texto, podendo acontecer de maneira implícita (sem citação expressa da fonte) ou explícita (quando há citação da fonte do intertexto).
Intertextualidade é o nome dado à relação que é feita quando em um texto é citado outro texto que já existe. Esse fenômeno se trata do "diálogo" de um texto com um ou mais textos, que podem ser verbais, não-verbais ou mistos.
O conceito de interdiscursividade alinha-se à concepção de que os discursos se relacionam a outros discursos. Um discurso traz, em sua constituição, outros discursos, é tecido por eles, seja pelos já ditos, em um dado lugar e momento histórico, seja por aqueles a serem ainda produzidos.
Paródia e paráfrase simbolizam dois tipos de intertextualidade, isto é, são recursos que criam diálogos entre textos distintos, dando origem a um novo texto embasado em um texto-fonte. Paródia e paráfrase são vistos como sinônimos, entretanto cada um tem sua característica.
O termo “paródia”, derivado do grego (parodès) e significa “canto ou poesia semelhante à outra”. Trata-se de uma releitura cômica, geralmente envolvida por um caráter humorístico e irônico que altera o sentido original, criando assim, um novo.
A paródia é uma releitura cômica de alguma composição literária ou musical, que frequentemente utiliza ironia e deboche. Ela geralmente é parecida com a obra original, e quase sempre tem sentidos diferentes.
Por exemplo, na paródia dramática, pode-se utilizar fatos históricos e modificá-los de maneira cômica; na paródia poética, pode-se utilizar textos ou poemas preexistentes e modificá-los de acordo com o contexto histórico ou tema estudado; na paródia gráfica, enfim, pode-se pegar uma história em quadrinhos ou tirinha, ...
Uma paródia de uma música famosa é a mistura da sua melodia com uma letra diferente. Para fazer uma boa paródia você precisa formar frases que se encaixem direitinho na composição verdadeira. Exemplo: A barata diz que tem sete saias de filó.
Z
Paródias surgem de várias formas....Como escrever um poema paródia
Dê algumas referências de personagens para os seus atores. As melhores paródias brincam com os filmes originais em todos os aspectos, incluindo os atores. Mostre quais personagens eles estão parodiando para que todos entendam qual é a sua ideia para o filme.
Uma paródia é uma imitação burlesca que caricatura uma pessoa, uma obra de arte ou um determinado tema. Como obra satírica, a paródia aparece em diversos gêneros artísticos e mídias. A indústria cinematográfica, a televisão, a música e a literatura costumam fazer paródias de eventos políticos ou outras obras.