“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia.”, segundo William Edwards Deming.
Os grandes empresários de sucesso são unânimes em reconhecer que o controle e a gestão das variáveis fundamentais dos seus negócios é fator primordial para o atingimento do sucesso em suas organizações, e repetindo. QUEM NÃO CONSEGUE CONTROLAR, NÃO GERENCIA, e quem não gerencia fica na mão do destino.
“O que pode ser medido, pode ser melhorado”, Peter Drucker, 1909-2005. A frase é de Peter Drucker e faz parte de um conjunto de ensinamentos deixados pelo pai da administração moderna. ... Em 2018, 38% delas empregavam soluções quantitativas estruturadas para desenvolver a gestão do seu público interno.
Peter Drucker acreditava tanto no poder que o cliente tem nas mãos, que a todo momento repetia frases e pensamentos sobre a necessidade de atendê-los com assertividade e maestria. “Um bom chefe faz com que homens comuns façam coisas incomuns.”
"O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado." A célebre frase de William Edwards Deming (notável estatístico, consultor, conferencista e professor norte-americano) expõe uma verdade aplicável à qualquer situação, inclusive à experiência do cliente/usuário.
Como Peter Drucker enxergou a organização como um todo, quando ele fala de metas e objetivos está falando de metas e objetivos interligados entre os departamentos. Em outras palavras, o todo é muito maior do que a soma das partes.
Segundo Peter Drucker o objetivo do marketing é tornar supérfluo o esforço de venda. É conhecer e entender o cliente tão bem que o produto/serviço seja adequado a ele e assim se venda sozinho.
Drucker
Peter Drucker foi um homem à frente do seu tempo. Foi ele quem introduziu nos negócios a ideia de descentralização – isso na década de 40. Hoje esse método é um princípio para qualquer grande organização do planeta. Ele também inverteu a forma que os líderes enxergavam os trabalhadores.
Neste sentido, segundo o escritor americano Robert Katz, existem três tipos habilidades administrativas básicas, ou seja, que são essenciais no dia a dia de todo profissional de administração. São elas: habilidades técnicas, habilidades humanas e habilidades conceituais.
Quais as habilidades necessárias para um administrador?
Uma habilidade é a capacidade de transformar conhecimento em ação e que resulta em um desempenho desejado. Para KATZ, existem três tipos de habilidades importantes para o desempenho administrativo bem sucedido: as habilidades técnicas, humanas e conceituais.
R: Uma das principais tendências contemporâneas que influenciam a administração está relacionada com a globalização. Os administradores precisam desenvolver uma visão global do mundo de negócios. A necessidade disso ocorre devido à presença de clientes, trabalhadores, fornecedores e competidores globais.
É uma reunião de pessoas que agem juntas e de maneira estruturada para atingir objetivos comuns. Na maioria das vezes, essa ação conjunta está voltada para um trabalho que visa à obtenção de recursos fundamentais para as pessoas e a sociedade: alimentos, roupas, habitação, educação etc.
Quais são as funções administrativas? As quatro funções administrativas são planejar, organizar, dirigir e controlar. Elas compreendem um grande universo de ações que o gestor deve tomar para manter a organização no rumo certo.
As funções administrativas PODC têm origem na Teoria Neoclássica, de Peter Drucker. Para a teoria neoclássica, as quatro funções básicas do administrador são PODC: planejamento, organização, direção e controle → rotina administrativa.
4 principais funções do administrador no modelo PODC
A função do profissional de Administração no âmbito de uma empresa é, basicamente, gerenciar o cotidiano da sociedade e se responsabilizar pelo planejamento e execução de estratégias que auxiliem a empresa a alcançar seus objetivos e metas.