O lançamento horizontal é um movimento composto por um movimento horizontal e um movimento vertical. ... De acordo com o princípio da simultaneidade, o lançamento horizontal é o resultado da composição de dois movimentos simultâneos e independentes: queda livre e movimento horizontal.
O lançamento vertical é um movimento unidimensional no qual se desconsidera o atrito com o ar. Esse tipo de movimento ocorre quando um corpo é lançado na direção vertical e para cima. O movimento descrito pelo projétil é retardado pela aceleração da gravidade até que ele atinja a sua altura máxima.
Cálculo da Aceleração Gravitacional Da segunda Lei de Newton: F = m1. A, onde m1 = massa de um corpo qualquer. Sendo A uma constante (de aceleração) calculada a partir de m2 (na fórmula abaixo, representado por m), pois a massa de um astro (como a Terra) não varia significativamente no tempo.
Equação de Torricelli Obs.: no movimento de queda livre, se orientarmos a trajetória de cima para baixo, ela terá sempre v > 0 e aceleração a = + g.
A queda livre de corpos é considerada um Movimento Uniformemente Variado, pois todos os corpos sofrem aceleração da gravidade. A aceleração da gravidade corresponde a 9,8 m/s², isto quer dizer que um corpo em queda livre aumenta sua velocidade em 9,8 m/s a cada 1 segundo.
O tempo de queda não depende das características dos objetos, mas apenas da altura da qual são lançados e do valor da aceleração da gravidade.
Quando um corpo é abandonado em alturas próximas à superfície da Terra, a velocidade em que ele cai aumenta a uma taxa de 10 m/s, o que é o mesmo que dizer que a aceleração da gravidade terrestre é de 10 m/s², cerca de 36 km/h a cada segundo. No vácuo, corpos de massas diferentes caem com o mesmo tempo.
Quando um corpo se encontra em movimento de queda livre, ele fica sujeito somente a uma única força, a força peso. A força peso que atua em um corpo em queda livra atua no mesmo sentido do movimento, portanto esse movimento é do tipo MRUV (movimento retilíneo uniformemente variado).
Se um corpo se movimenta através de um fluido (um gás, um líquido ou um vapor) surge uma força que se opõe a esse movimento. Em se tratando do ar, essa força é chamada de força de resistência do ar. Graças a essa resistência é que o paraquedas existe.