A insensibilização é considerada a etapa mais crítica do abate de bovinos, cujo objetivo principal é o de promover a rápida inconsciência do animal, mantendo as funções vitais até a sangria.
Os instrumentos ou métodos de insensibilização que podem ser utilizados são: marreta, martelo pneumático não penetrante (cash knocker), armas de fogo (firearm-gunshot), pistola pneumática de penetração (pneumatic-powered stunners), pistola pneumática de penetração com injeção de ar (pneumatic-powered air injections ...
A insensibilização tem o objetivo de fazer com que o animal fique inconsciente no abate, para que este possa ser abatido de forma eficiente, sem lhe causar dor e angústia. ... O processo de insensibilização não é completamente livre do estresse, mas reduz a resposta do animal às condições estressantes durante o abate.
Os instrumentos que podem ser utilizados são: marreta, martelo pneumático não penetrante, pistola pneumática de penetração, pistola pneumática de penetração com injeção de ar, pistola de dardo cativo acionada por cartucho de explosão, eletronarcose e processos químicos (ROÇA, 2002).
Eletronarcose- Procedimento de insensibilização mais usado no Brasil, a eletronarcose utiliza-se da energia elétrica para deixar os animais inconscientes na hora do abate. O método pode ser aplicado de duas formas, segundo Ciocca.
Para promover o bem-estar animal é necessário o princípio das 5 liberdades: Nutricional – Manter os animais livres de sede, fome e desnutrição. Ambiental – Manter os animais livres de desconforto. Sanitária – Manter os animais livres de dor, injúria e doenças.
Numerosas pesquisas têm demonstrado que a composição genética dos animais é o fator intrínseco que mais afeta a qualidade da carne bovina, e a sua composição de ácidos graxos. ... Trabalhos desenvolvidos recentemente demonstram que o DNA mitocondrial pode ser outro importante fator que afeta a qualidade da carne.
O acúmulo rápido de ácido lático e a consequente queda do pH no músculo causará a desnaturação das proteínas produzindo, assim, uma perda na capacidade de retenção de água da carne. ...
Os problemas de bem-estar animal estão sempre relacionados com instalações e equipamentos inadequados, distrações que impedem o movimento do animal, falta de treinamento de pessoal, falta de manutenção dos equipamentos e manejo inadequado (GRANDIN, 1997).
Um produto de qualidade é aquele que atende as necessidades do consumidor de forma confiável, segura e acessível.
A importância da sangria imediata é evidente quando se verifica que a velocidade de um fluxo de um vaso cortado é 5 a 10 vezes mais rápido do que no vaso íntegro e somente depois de perder-se muito sangue é que a pressão sangüínea começa a cair (THORNTON, 1969).
Criação intensiva de animais para consumo de carne tem impactos no meio ambiente e na saúde do consumidor. ... Reduzir consumo de carne vermelha é mais efetivo contra gases do efeito estufa do que parar de andar de carro, dizem especialistas. Publicação relaciona consumo de carne à pobreza e às mudanças climáticas.
Pecuária intensiva se baseia na criação do gado em confinamento, usando de tecnologias e técnicas mais avançadas do que na pecuária extensiva, como a manipulação genética e a inseminação artificial, com o objetivo de aumentar a produtividade.
“Bem-estar animal significa como um animal está lidando com as condições em que vive. ... Para promover o bem-estar suíno são necessários cuidados como a prevenção contra doenças, tratamento veterinário, abrigo adequado, nutrição, manejo cuidadoso e abate humanitário.
Carne Bovina de Boi a Pasto X Confinamento – Aspectos Nutricionais. ... Eles podem se alimentar do próprio pasto e/ou de ração. Confinamento: é o sistema de criação em que lotes de animais são encerrados em piquetes ou locais com área restrita, onde os alimentos (ração) e a água necessários são fornecidos em cochos.
Na verdade, no mercado há tanto carne de boi quanto de vaca para o nosso consumo. ... A diferença entre as duas carnes é mínima, uma delas é que na carne da vaca encontra-se mais gordura, devido a produção de lactose em seu organismo.
O Acém é um tipo de corte da carne bovina. Segundo o dicionário Aurélio, é a carne do lombo do boi. Está localizado na parte dianteira(pescoço) do animal e representa 31,92 % do total. É o maior e mais macio corte do dianteiro do animal.
Para tirar o cheiro e gosto forte da carne, deixe-a de molho no vinagre e tempere-a com limão.
Como remover um cheiro Para embeber a carne, você precisa preparar uma mistura especial. Para isso, água, sal e vinagre são usados. Ferva a água e adicione sal, espere até a mistura esfriar e adicione 5 colheres de sopa. eu vinagre.
Passe limão Muitas vezes a carne congelada fica com uma cor escura e cheiro, experimente deixar de mOlho no suco de limão, antes de prepará-las.
Preparo da carne Quando comprar no açougue já peça para o açougueiro remover a glândula. Quando chegar em casa, lave a peça em água corrente e faça pequenos furos com a faca na carne. Em seguida, esprema bastante limão sobre a carne e deixe marinar por cerca de 15 minutos. Vai ajudar muito a eliminar qualquer cheiro.
Basta um corte no local correto e o dedo atinge a glândula que é puxada para fora. Depois, é só preparar a carne.
Ao comprar o coxão de carneiro, pedir para retirar a glândula, pois é ela que causa o odor na carne. Lavar o coxão em água corrente e depois furar todo o coxão, em seguida passar o limão nele todo.
Assim, o carneiro costuma apresentar uma tonalidade de carne mais escura e um sabor mais acentuado. Nos animais adultos, também é comum que a carne seja um pouco mais dura. Já nos cordeiros, o que se encontra é uma carne mais macia, com um tom mais claro e o sabor mais suave.
1 KG - R$ 51,99. 1,500 KG - R$ 77,98.
Um corte clássico, que pode ser feito de diversas maneiras, porém, para o churrasco de carneiro a melhor opção é deixá-lo assar levemente em fogo brando, sempre conferindo se a carne não está seca. O pernil é a perna traseira do carneiro, dono de muito sabor e muita gordura.
Refogue no óleo, a cebola, o alho e molho de tomate. Coloque o grão de bico, a carne seca e as batatas, a água, o sal, a pimenta e deixe apurar. Em uma forma, coloque o refogado já pronto com a carne, o grão-de-bico e as batatas. Polvilhe com salsinha e regue com azeite.
Mas atenção, costelas e carnes com osso é melhor cozinhar pois o cheiro forte não sai nem com gasolina. Temperem com bastante cravo, alho e limão. O cravo basta enfiar na carne... bastante, o alho faça punções com a faca e enfia na carne.
Uma ótima opção são as carnes de caça, como veado, coelho, paca, javali, pombo, jacaré, capivara, avestruz, cateto, queixada, faisão, cutia, lebre, codorniz e perdiz. Para Zela Brum, chef e autora do blog Cozinha de Zela, o medalhão de veado tem sabor requintado e semelhante ao da carne de boi.
Limpar o pato, temperar com sal aromatizado e deixar tomar de sal durante uma hora, depois secá-lo com papel absorvente, colocar o pato num tacho de ferro, colocar o ramo de tomilho e regar com o azeite até cobrir completamente o pato e colocar no forno a 120º durante 2 horas no forno.