É a condição de estar livre de perigo ou dano, ileso, incólume. O Código Penal traz alguns crimes que são cometidos contra a incolumidade pública, tais como incêndio, explosão, difusão de doença ou praga etc.
Penetração no organismo de um microrganismo patogénico através de uma lesão ou ferida na pele ou numa mucosa. Sementeira de um microrganismo num meio de cultura. Introdução de um microrganismo com uma injeção.
Consiste em promover a aderência, às sementes, de bactérias adquiridas como inoculantes, que são comercializadas na forma de um pó escuro, conservado em sacos de plástico em geladeira.
o líquido inoculado é constituído por: a antígenos produzidos pela vaca.
Os meios de cultura são insumos preparados em laboratórios que fornecem os nutrientes para o crescimento e desenvolvimento de microrganismos (como bactérias e fungos) fora do seu habitat natural.
Os meios de cultura são classificados de acordo com seu estado físico, podendo ser sólido, quando possui agentes solidificantes como o ágar; semissólido, quando a consistência de ágar e/ou gelatina é intermediária, ou líquido, quando não possui solidificantes, caracterizando-se como caldo.
O ágar é um solidificante que é usado no preparo dos meios de cultura, que quando adicionado a um caldo nutriente (mistura de nutrientes específicos necessários para o cultivo de um determinado microrganismo), forma um meio de cultura. Esse meio de cultura formado também é denominado de ágar.
Há várias opções de meios para urocultura. Classicamente, os meios recomendados são o Ágar Sangue e um meio seletivo para bacilos Gram- negativos. Embora possa ser usado o Ágar Eosina Azul de Metileno ou mais comumente o Ágar MacConkey.
Utilizados para diferenciar microrganismos ou grupos de microrganismos em um meio. A presença de determinados corantes ou de produtos químicos nos meios produzirão certas alterações características ou padrões de crescimento que são utilizados para a identificação ou a diferenciação de microrganismos.
Para escolher o meio de cultura é preciso conhecer a origem das células e a sua forma de crescimento, já que há células que crescem em cultura líquida, semi-sólida ou sólida (quando é adicionado ágar ao meio líquido).
- Coloque uma gota de peróxido de hidrogênio a 3% numa lamina de vidro limpa; - Retire um pouco da sua colônia com uma pipeta Pauster previamente esterilizada à chama; - Verifique se libertam bolhinhas (reação positiva) ou não (reação negativa).
O cultivo de microrganismos é fundamental para o conhecimento científico biológico geral. Através desses micros seres vivos é possível analisar a história do mundo, aprender sobre o comportamento do corpo humano, desenvolver cura para doenças e mais uma serie de possibilidades provindas do estudo científico.
Enriquecido: este tipo é indicado para o desenvolvimento de micro-organismos gerais, pois possui quantidades de nutrientes capazes de cultivar qualquer bactéria. Seletivo: meios de cultura com essa especificação inibem o desenvolvimento de alguns grupos de microorganismos e permite assim, o crescimento de outros.
A árvore apodrece quando os microrganismos decompõe a madeira, o leite azeda devido à produção de ácido lático pelas bactérias. Assim, como todos os organismos, os microrganismos usam nutrientes para o crescimento e para todas as outras funções essenciais à vida.
A cultura de micro-organismo é inoculada em um tubo de ensaio contendo meio sólido estéril utilizando a agulha de platina: a inoculação deverá ter a profundidade de 2/3 do meio e não deverá ser mais do que uma única picada.