- Horizonte O: Camada orgânica superficial. Drenado, com cor escura. - Horizonte A: Constituído, basicamente, de rocha alterada e húmus, sendo a região onde se fixa a maior parte das raízes e vivem organismos decompositores e detritívoros. ... - Horizonte R: Rocha não alterada que deu origem ao solo.
Horizonte A – Mais escura por possuir matéria orgânica, água e sais minerais. Horizonte B – Acumula sais minerais e materiais dos horizontes O e A, possui presença maior de ar.
Um perfil de solo generalizado, e um tanto simplificado, tem quatro divisões principais, além do R (Rocha Consolidada) e do E , são eles: Horizontes O, A, B e C, o horizonte A tem duas subdivisões (A1 e A2).
Horizonte B – é o horizonte de composição essencialmente mineral. Ele é formado pela acumulação de argila e também de oxi-hidróxicos de ferro e alumínio. Horizonte C – é a zona de transição entre o solo e a sua rocha formadora, sendo chamado também de saprolito.
As cores tendendo ao marrom e mesmo preto no solo indica, na grande maioria das vezes, a presença de matéria orgânica no solo. Os solos normalmente apresentam um gradiente de tons mais escuros na superfície para subsuperfície, isto é devido a maior aporte e presença de matéria orgânica na superfície do solo.
O solo também sofre a influência de elementos do clima, como a chuva, o vento e a mudança da temperatura. ... De uma forma geral, o solo tem componentes sólidos, como minerais e matéria orgânica; além de componentes líquidos e gasosos. A parte mineral do solo tem resíduos de rochas, areia, barro e limo.