Metamórficas: esse tipo de rocha tem sua origem na transformação de outras rochas, em virtude da pressão e da temperatura. São exemplos de rochas metamórficas: gnaisse (formada a partir do granito), ardósia (originada da argila) e mármore (formação calcária).
A classificação dos tipos de rochas, conforme sua gênese, é em ígneas ou magmáticas, metamórficas e sedimentares. A litosfera, a camada superficial e sólida da Terra, é composta por rochas, que, por sua vez, são formadas pela união natural entre os diferentes minerais.
A mais externa delas, chamada de crosta, é composta por três tipos de rochas: magmáticas, sedimentares e metamórficas. Elas são formadas através da junção de diversos minerais e podem ser classificadas de acordo com a composição química, textura ou forma, porém a especificação mais utilizada é baseada na origem.
ígneas são as provenientes do resfriamento do magma nos mantos abaixo da terra, já as sedimentares são de sedimentos trazidos por agentes externos como água e vento, acumulados. já as metamórficas, são de alterações dessas rochas anteriormente citadas, por alterações de temperatura e pressão.
Ocorre quando as rochas ígneas, sedimentares e mesmo metamórficas são expostas a altos níveis de pressão e temperatura, normalmente no interior da crosta. Então, acontece uma metamorfose: transformam-se as características originais e muda-se a estrutura química das rochas, o que gera um novo tipo rocha.
Rochas cristalinas são rochas constituídas por minerais cristalinos, sendo um termo geral e inexato aplicado a rochas ígneas e metamórficas em oposição às rochas sedimentares.
As rochas podem ser divididas em três grupos principais: ígneas (ou magmáticas), sedimentares e metamórficas.
As rochas metamórficas são formadas pela transformação de outras rochas em condições específicas de temperatura e pressão. As rochas metamórficas são formadas a partir da transformação de outras rochas já existentes. ... Os protólitos podem ser rochas ígneas, rochas sedimentares e até mesmo metamórficas.
Resposta. O Ciclo das Rochas inicia-se com a destruição das rochas da superfície pela ação dos agentes externos, como o intemperismo e a erosão ou a aglutinação de ambos. ... A erosão é o processo de desgaste mecânico, operado pelas águas correntes, pelo vento, pelo movimento das geleiras e pelos mares.