Heresia é quando alguém tem um pensamento diferente de um sistema ou de uma religião. Quem pratica heresia é considerado um herege ou heresiarca. O termo tem origem no latim haerĕsis, que significa "escolha" ou "opção". ... - interpretação, doutrina ou sistema teológico rejeitado como falso pela Igreja.
A igreja católica tinha o chamado "o tribunal da santa inquisição", que perseguia os infiéis. Uma das características do tribunal era que todos que não seguissem a igreja iriam para a fogueira. Os hereges eram acusados de seguir outras religiões ou até mesmo (o mais comum apontado pela igreja) bruxaria.
Seita é um termo que deriva do latim "secta" cujo significado é seguidor. O termo é utilizado para designar um grupo numeroso de uma determinada corrente religiosa, filosófica ou política que se destaca da doutrina principal. Sectário é um termo que designa o indivíduo que faz parte de uma seita.
O herege não é aquele que possui uma opinião diferente, mas aquele que acredita tanto em suas opiniões que acha que deve ensiná-las a outros. ... Uma seita é uma divisão causada na igreja em geral provocada pelo ensinamento de uma heresia (ou às vezes uma seita surge tão somente pela disputa de poder eclesiástico).
Religiosidade, em seu sentido mais amplo, é um termo abrangente usado para se referir aos numerosos aspectos da atividade religiosa, dedicação e crença religiosa.
A dimensão da espiritualidade é fator de bem-estar, conforto, esperança e saúde, e precisamos urgentemente que nossas instituições de saúde se organizem no aten- dimento dessa necessidade humana.
A espiritualidade diminui a ansiedade, a depressão e o estresse. É uma importante aliada da saúde mental e, consequentemente, da saúde física. O suporte social da religião, especialmente para quem frequenta alguma congregação, também traz benefícios.