Qual fenômeno ondulatório explica a dispersão da luz como pode ser observada durante a ocorrência do arco-íris? A) Polarização.
Quando a luz se propaga em meios homogêneos e transparentes, podem–se observar três princípios da óptica geométrica que são fundamentais para a compreensão de muitos fenômenos. São eles: princípio da propagação retilínea, princípio da independência dos raios de luz e princípio da reversibilidade da luz.
Um meio é dito transparente quando ele permite a propagação regular da luz. Ou seja, um objeto colocado atrás dele pode ser percebido com detalhes, com nitidez. Por exemplo, papel celofane, vidro, ar, etc. ... Nesse tipo de meio óptico o observador não consegue enxergar com nitidez o objeto através do meio.
Opacos: meios que não permitem a passagem de luz, ou seja ela morres antes de sair do material, sendo parte refletida parte absorvida (se transforma em energia térmica). ... Materiais não metálicos podem ser opacos ou translúcidos à luz visível.
Os corpos TRANSPARENTES deixam que toda a luz passe, é como se fosse uma janela de vidro, que você pode ver tudo através dela. Os corpos TRANSLÚCIDOS deixam quase toda a luz passe. ... Temos como exemplo aqueles vidros de boxes, em que você vê a imagem toda borrada. Os corpos OPACOS não deixam que a luz passe.
Os meios translúcidos, por sua vez, são aqueles que permitem a passagem da luz, no entanto, de forma irregular, de modo que não conseguimos enxergar com nitidez através deles. Já os meios opacos são aqueles em que a luz não consegue penetrar, neles ocorrem somente a reflexão e a absorção da luz.
Os objetos opacos são aqueles que não permitem que a luz para passar por si. Quando a luz ilumina um objeto opaco, nenhum raio passa por ele. Muitos dos materiais são opacos....Os 10 materiais opacos mais relevantes