O resultado do exame pode incluir também a glicose média estimada, que é um resultado calculado com base no nível de hemoglobina glicada. A finalidade disso é relacionar o resultado da hemoglobina glicada com os níveis diários de glicose no sangue.
Quando o resultado está de 4,5 a 5,6%, significa que os níveis de hemoglobina glicada estão normais, o que é o ideal.
Cautela na interpretação da Hemoglobina Glicada (A1C) quando utilizada para diagnóstico
Além de adotar uma alimentação saudável, a prática regular de exercícios físicos, assim como parar de fumar e reduzir o consumo de álcool, também ajuda a reverter o quadro de pré-diabetes.
Alimentos permitidos na pré-diabetes
Pré-diabetes, segundo a Associação Americana de Diabetes, é o termo que “identifica aqueles indivíduos com risco potencial de desenvolvimento do diabetes. É uma condição intermediária entre a normalidade e o diabetes tipo 2, do adulto”. 50% das pessoas com este diagnóstico desenvolvem diabetes no prazo de 10 anos.
O ganho de peso, a tendência familiar e genética, o sedentarismo e a alimentação baseada em alimentos hipercalóricos estão todos envolvidos como possíveis causas de pré-diabetes. O diabetes é uma doença multifatorial e, portanto, várias causas estão envolvidas em conjunto.
Alimentos proibidos para pré-diabéticos
O rápido aumento de açúcar no organismo força o pâncreas a trabalhar mais do que o normal, respondendo com um pico de insulina para estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Assim, o pão pode fazer parte da dieta das pessoas que sofrem de diabetes tipo 2 desde que seja o pão integral adequado.
O melhor pão para ser consumido por diabéticos ou para quem quer perder peso é o pão de mistura, à base de cereais mistos, como trigo, centeio, milho e aveia, que aumentam a sensação de saciedade. Só para vos dar um exemplo, 100 gramas de pão integral fornecem 260 calorias, 54 gramas de hidratos (açúcares).
Por conta disso, a carne vermelha não só pode como deve ser consumida, mas evite as opções que possuem uma quantidade muito grande de gorduras saturadas, como filé mignon, picanha e contra-filé. "Os melhores cortes de carne são o lagarto, o patinho e a alcatra", conta Ellen.
Sim! Pode e deve! O que não deve comer são carboidratos em excesso. A grande questão na alimentação de quem tem diabetes é a quantidade de carboidrato ingerida em cada refeição.
Olá, Sim, pois tanto o arroz integral quanto o macarrão integral terão fibras que ajudarão para que o carboidrato que contem seja digerido e absorvido de forma mais lenta.
Deve-se ter cuidado com as sopas. Sopa de mandioquinha, caldo verde, sopa de macarrão e cremes de espinafre ou de queijo contêm muito carboidrato. O mais indicado são sopas de legumes e verduras variadas. Há várias opções de alimentos que o diabético pode consumir.