A mecanização é o uso de ferramentas e sistemas mecânicos para reduzir o trabalho físico dos seres humanos, mas também pode-se referir ao uso delas para auxiliar uma operação humana.
O principal objetivo da mecanização é o emprego e uso adequado de máquinas e equipamentos agrícolas. Realizar a otimização de seu uso e principalmente proporcionar ganhos na produtividade do setor. Tudo isso aliado à preservação dos recursos naturais e do meio ambiente.
4 vantagens da mecanização da agricultura
Resposta. Explicação: A importância da máquina na agricultura e que com elas a produção e desenvolvimento do produto é melhorado e é possível concluir a colheita mais rápido devido aos produtos e melhora da qualidade do terreno.
O trator agrícola são um tipo de veículo utilizado em diversas atividades, sejam elas carretas, guincho, arado, nivelamento de terrenos, obras (urbanas, agrícolas ou com outras finalidades), entre muitos outros.
É o ponto utilizado para tracionar os implementos ou equipamentos de arrasto, pode ser usada fixa ou oscilante, esta situada no centro do trator na altura do seu centro de gravidade. A potência disponível na barra de tração,é geralmente de 40 a 70% da potência máxima do trator.
Trator 4x2 (tração simples) - possui quatro rodas, sendo as duas traseiras de tração e as duas dianteiras, menores, apenas com finalidade direcional. Trator 4x2 TDA (tração dianteira auxiliar) – as rodas dianteiras, são menores que as traseiras e, além de possuírem função dire- cional, são providas de tração.
Sabe-se, através do estado da técnica, que para a transformação de tratores 4x2 em 4x4, até o presente momento, se procede a colocação ae um elemento de transmissão chama .o conjunto cardan, em posição lateral ao trator, em tantas secçÔes quantas forem necessárias para que haja uma diminuição dos ângulos de transmissão ...
Tanto a bitola do eixo traseiro como a do dianteiro devem ser ajustadas. Nos tratores 4x2 o ajuste da bitola dianteira é realizado através do deslocamento de uma barra dentro de uma calha, havendo pontos pré-definidos para travar suas posições relativas.
Os tratores agrícolas com tração dianteira auxiliar possuem uma ligação rígida entre os eixos dianteiros e traseiros, quando o operador aciona a TDA. Com o sistema conectado, o eixo dianteiro gira com uma rotação superior ao eixo traseiro, denominada adianto cinemático.
O desempenho na barra de tração de um trator depende, principalmente, da potência do motor, dos mecanismos de transmissão, da distribuição de peso sobre os rodados, da altura e posição dos engates da barra e da superfície do solo.
O rendimento na barra de tração é frequentemente usado para comparar ou avaliar tratores. Entretanto, o rendimento na barra de tração é afetado pelas condições da superfície de deslocamento, pela relação de engrenagens e pela relação entre o peso e a potência do trator.
o índice de avanço utilizando a formula: Avanço = (Voltas com tração -Voltas sem tração) x 100 /voltas sem tração. Ex: Avanço = 13,82 - 13,35 = 0,47/ 13,35 x 100 = 3,52 %.
»Ex.: Pneu 650/65 R38 8PR 650: largura do pneu em mm. 65: relação de forma (altura = 65% da largura). R: indica construção radial da carcaça. 38: diâmetro interno do pneu em polegadas.
O método ZOZ considera apenas a velocidade de deslocamento do trator numa determinada distância, com o trator sem carga e tracionando carga para determinar a patinagem, e o método do Tempo determina a patinagem apenas em função do tempo para o trator deslocar-se em uma distância conhecida, sem tracionar carga e ...