é ser agente de transformação. Cabe a ele auxiliar na organização dos desejos e necessidades da população com a qual trabalha. Ele se constitui numa referência para a comunidade, participando da estruturação do movimento popular a partir do seu trabalho com os jovens.
De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho, o educador social trabalha em atenção, defesa e proteção às pessoas em situação de risco, como adolescentes em conflito com a lei, procurando assegurar seus direitos, além de desenvolver atividades culturais, esportivas, escolares, ...
O pedagogo social é o profissional que visa inserir a prática da educação, em espaços não escolares, como em: projetos de responsabilidade social em Instituições Privadas; igrejas, mediante atividades de alfabetização de adultos; centros comunitários, por meio de qualificação e capacitação profissional; presídios, ...
Reconhecemos como fundamental o aprender, ensinar e mediar as diferentes relações existentes no âmbito social, uma vez que o pedagogo, enquanto educador social, atua como mediador no desenvolvimento do projeto de forma significativa e transformadora das práticas inovadoras demandadas pela atualidade.
PROJETO DE LEI Nº 5.
Tal espaço está presente na LDB de 1996, (Lei nº 9.
A principal função dos pedagogos sociais é conduzir pessoas carentes, em situação de risco e vulnerabilidade social na educação formal e não formal. ... Independente da atividade que desempenhar, o pedagogo deve se dedicar e investir no seu conhecimento.
A palavra docente é um substantivo que se refere àquele que ensina. Ou seja, a palavra é sinônimo de professora/professor. O corpo docente de uma faculdade ou escola é o conjunto dos professores que atuam naquela instituição.
O pedagogo é o profissional que atua em processos relacionados ao ensino e aprendizagem. Seu trabalho está intimamente ligado ao do professor e é considerado como um apoio educacional.
A área do conhecimento que se dedica a estudar questões de toda a sociedade, além da sua formação e também o seu desenvolvimento como humano, é conhecida como Pedagogia Social.
O Trabalho Social, nas suas diversas vertentes, abrange as múltiplas e complexas interrelações que se estabelecem entre as pessoas e o meio que as envolve. A sua missão é ajudar as pessoas a desenvolverem todas as suas potencialidades, a enriquecerem as suas vidas e a prevenir as disfunções.
Pedagogia Social se trata de uma ciência prática da educação (porque tem como objetivo a socialização do sujeito), não formal, que se propõe a ser uma forma pedagógica e educacional de trabalho social, que justifica e compreende em termos ampliados a tarefa da socialização, orientando-se em realizar a prática da ...
A Pedagogia Social surgiu para Pérez Serrano (2003), na Alemanha. A Pedagogia Social surgiu depois da revolução industrial, em França, e é entre as duas grandes Guerras, devido á necessidade de intervir junto de uma população mais jovem e com problemas sociais, que se anuncia o aparecimento da Pedagogia Social.
A primeira obra que sistematiza a Pedagogia Social é publicada em 1898. Inspirado nas idéias de Platão e Pestalozzi, Paul Natorp, filósofo neokantiano, escreve a obra que se intitula “Pedagogia Social. Teoria da Educação e da vontade sobre a base da comunidade”.
A pedagogia renovada mantém o propósito de adaptar o aluno ao meio social, daí seu interesse em reproduzir no seu contexto a própria existência humana. O conhecimento se resume ao que está vinculado à atuação e às descobertas dos aprendizes, configurando o que Piaget descreve como o mecanismo de conscientização.