O foco narrativo é a maneira da qual o narrador se utiliza para contar os fatos da história.
Maioritariamente escrito em prosa, o texto narrativo é caracterizado por narrar uma história, ou seja, contar uma história através de uma sequência de várias ações reais ou imaginárias. ... Ao longo dessa estrutura narrativa são apresentados os principais elementos da narração: espaço, tempo, personagem, enredo e narrador.
Elementos da narrativa
O apólogo é um sinônimo para fábula, tem os mesmos elementos e estruturas destas. Os elementos da narração são: personagens, tempo, espaço e enredo. Geralmente são seres do mundo animal que povoam o apólogo tendo estes funções dos humanos, o que nos caracteriza a prosopopeia como principal figura de linguagem.
O apólogo apresenta uma narrativa concisa, protagonizada por personagens inanimados, que, dentro do universo ficcional, adquirem vida e modos de comportamento semelhantes aos dos humanos. Por esse fator, considera-se a personificação ou prosopopeia como a figura de relevância nesse gênero.
Diferente da fábula e parábola, o texto apólogo é classificado como um texto alegórico caracterizado pelos personagens serem seres inanimados. Porém o intuito desse texto é o mesmo, transmitir uma lição de vida através de situações análogas às reais, porém vividas geralmente por seres que não são vivos.
O Apólogo é um gênero alegórico em que os personagens são animais, plantas, objetos ou até partes do corpo humano, trazendo um ensinamento de vida por meio de situações semelhantes às reais.
Além da realidade improvável, as principais caraterísticas deste gênero literário são: Prevalência de uma sequência narrativa de curta duração, com um único episódio (fato) e número limitado de personagens, além do tempo e cenário reduzidos.
vem da literatura fantástica de ficção centrada em elementos não existentes ou não reconhecido pela realidade.
A fantasia é um subgênero da literatura fantástica que utiliza como elementos que permeiam suas obras a magia e outros elementos sobrenaturais.
A partir desse pensamento, Attebery elenca três características principais que a Fantasia deve possuir para se distinguir de outros gêneros e, ao mesmo tempo, manter-se fiel à tradição de OSenhor dos Anéis: a) trabalhar com conteúdo considerado como impossível, ou que viole radicalmente as convenções do que o autor ...
Dicas para escrever um livro de fantasia