A gordura trans, comum em nossos pratos, é conhecida tecnicamente como ácido graxo trans industrialmente produzido. Amplamente utilizada pela indústria, a gordura trans é formada a partir de uma reação paralela ao processo de hidrogenação de óleos vegetais líquidos.
A hidrogenação de gorduras é uma reação química que consiste na adição de hidrogênio nas ligações duplas dos grupos acil insaturados. ... Na reação de hidrogenação, o hidrogênio gasoso, o óleo líquido e o catalisador sólido participam de um processo de agitação em um recipiente fechado.
A hidrogenação é um processo que usa gás hidrogênio para transformar um óleo líquido vegetal em margarina. Esse processo estabiliza o óleo e impede a deterioração causada pela oxidação.
A hidrogenação converte os óleos vegetais líquidos e insaturados em gorduras sólidas e mais estáveis à temperatura ambiente, produzindo um tipo de gordura conhecida como “ácidos graxos trans” ou “gordura trans” (vocábulo = transversal que é resultado da reação química provocada pela adição do hidrogênio na gordura que ...
um alceno se transforma em alcano quando sofre hidrogenação, pois são adicionados hidrogênios à ligação dupla mediante quebra da ligação pi, que é mais fraca que a sigma. Esse é o processo responsável pela obtenção das margarinas (hidrogenação de óleos vegetais insaturados).
A hidrogenação dá origem a uma gordura com: ❖ Ponto de fusão mais elevado Por ser sólida, ela é mais fácil de ser utilizada do que o óleo vegetal. ❖ Melhor palatibilidade e textura Valoriza o aspecto dos alimentos. Pães e massas folhadas, por exemplo, ganham uma aparência mais dourada.
A gordura ruim As gorduras saturadas e trans são as famosas gorduras ruins. Se consumidas em excesso, elas podem ser responsáveis pelo efeito contrário ao das gorduras boas. Elas aumentam o nível de colesterol no sangue, podendo levar a quadros de doenças cardiovasculares.
Banha se refere à gordura de porco. É usada como gordura para cozinhar, tendo também sido usada no passado como manteiga para passar-se no pão. ... Os rojões à moda do Minho constituem um bom exemplo, podendo ser fritos com banha. As alheiras também contêm banha entre os seus ingredientes.
Cozinhar com banha de porco é mais saudável do que com óleos vegetais, diz especialista. Assim como a manteiga, o azeite e óleo de coco, a banha de porco é rica em graxos monoinsaturados, ou seja, é mais estável ao ser submetida ao calor, sendo mais difícil de sofrer oxidação.
Incentivamos muito seu uso para fritura dos alimentos. A Sociedade Americana de Diabetologia acaba de publicar um estudo que trata do perigo da não utilização da gordura saturada, que é a banha de porco. Nele, afirma que a dieta de baixa gordura só piora os resultados de riscos cardiovasculares.
A carne de porco contém boas quantidades de muitas outras vitaminas e minerais, sendo uma excelente fonte de tiamina, zinco, vitamina B12, vitamina B6, niacina, fósforo e ferro. Conseguir ferro suficiente é um problema para algumas mulheres, especialmente mulheres em idade fértil.