É normal se preocupar com uma conta que não podemos pagar, uma entrevista de emprego ou um primeiro encontro, mas quando esse sentimento perdura com o tempo e é difícil de controlar; Quando você continuamente se pergunta “e se …” e os piores cenários vêm à mente de uma forma que interfere em sua vida cotidiana, você pode estar sofrendo de preocupações crônicas.
Acalme o estresse, os nervos e as ansiedades falando diretamente com alguém em sua vida. Você pode racionalizar seus sentimentos e pedir ajuda ou apoio de outras pessoas. Certifique-se de que essa pessoa seja alguém com quem você se sinta à vontade para se abrir e confiar. Conversar com alguém pode ajudar a diminuir os níveis de preocupação porque você liberou seus pensamentos da mente. A preocupação afasta a mente do aprofundamento dos relacionamentos com a família e os amigos. A comunicação com outra pessoa pode nos ajudar a nos sentirmos menos solitários e a nos sentirmos ouvidos e vistos.
As pessoas participam menos de eventos sociais porque estão estressadas com a interação com os outros ou preocupadas com a possibilidade de algo terrível acontecer. Isso pode levar ao isolamento social e ao isolamento do mundo. A preocupação excessiva afeta muito a mente, pois os pensamentos de preocupação vêm do cérebro.
Um problema resolvido é aquele que permite que você tome medidas imediatas para resolver. Por exemplo, se você está preocupado com suas contas, pode ligar para seus credores e renegociar o prazo com eles.
Escreva suas preocupações. Quando você for atacado por um pensamento negativo, escreva uma pequena nota e prossiga com suas tarefas. Você terá tempo para pensar sobre isso mais tarde, então agora você não precisa disso.
O pensamento negativo é comum quando você está preocupado. Gradualmente, você começa a sentir que é o problema e que nada em sua vida vai melhorar. Uma das melhores maneiras de evitar pensamentos negativos é fazer exercícios e movimentar o corpo. Essa é uma terapia antidepressiva útil que libera endorfinas e relaxa o corpo.
As preocupações que não levam a lugar nenhum são aquelas que não permitem nenhuma ação ou são insolúveis. “E se um dia eu tiver câncer?” E se meu filho sofrer um acidente? “
A respiração profunda o ajuda a parar de se preocupar com o futuro e o ajudará a estar mais presente. Respire fundo, mas lentamente, permitindo que o ar preencha os pulmões e a barriga. Em seguida, expire lentamente pela boca ou, se não se sentir confortável, expire pelo nariz. Quando você está preocupado, sua respiração não é calma e pode causar dificuldades respiratórias ou cãibras no peito, comumente observadas em um ataque de pânico.
A chave para interromper o ciclo de preocupações é confrontar os gatilhos e mudar sua mentalidade. O envolvimento em técnicas mentais e físicas que aumentam o relaxamento, a meditação e a positividade reduzem o estresse.
O Transtorno de Ansiedade Geral pode afetar negativamente a saúde física e emocional. Ele causa insônia, problemas estomacais, dores de cabeça, falta de concentração e tensão muscular, levando a sentimentos de agitação. Você também pode apresentar um comportamento agressivo ao reagir à preocupação e descarregar seus sentimentos nas pessoas ao seu redor ou entorpecer a dor abusando de drogas ou álcool.
Os profissionais de saúde psicológica podem ajudá-lo a compreender melhor as causas e os gatilhos de sua preocupação. Indignado, eles vão lhe oferecer ferramentas adaptadas ao seu caso para que você possa trabalhar nesses bloqueios emocionais até que você se torne mestre do seu presente e do seu futuro novamente.
Esse processo ajuda você a se sentir firme em momentos de extrema ansiedade. A regra dos 333 é uma técnica simples e útil e uma ferramenta útil para gerenciar sentimentos de sobrecarga. A regra dos 333 não é um tratamento, pois não cura a ansiedade.
1. Identificar as preocupações produtivas e improdutivas: geralmente, temos a sensação de que nossas preocupações vão nos enlouquecer ou que teremos dificuldade para abandoná-las. Estar preocupado não contribui para que possamos resolver um problema e, ainda por cima, nos deixa infelizes. Os sentimentos ficam confusos e, muitas vezes, vamos relutar e desistir da crença de que se preocupar é importante. Frear as preocupações não é ser irresponsável ou desleixado. Muito pelo contrário: ao alimentarmos os imaginários “e se”, “como será”, “será, será…?” não conseguimos ter o foco necessário para resolver os problemas que são reais.
7. Assumir o controle do tempo: quando a urgência toma conta da nossa vida, perdemos facilmente o controle das coisas. Nem sempre conseguimos avaliar o que, de fato, é urgente e nos contaminamos com aquele desespero típico da falta de controle do tempo. Pense no seguinte: “desligar a urgência, aceitar que nem tudo ficará como está, apreciar cada momento, melhorar o momento, planejar e, com isso, procurar expandir seu tempo.
Quando você Se você sofre de preocupação crônica, sente que seus pensamentos estão girando em uma roda eterna, que está fora de controle, que vai enlouquecer ou que o peso da ansiedade acabará por esmagá-lo. Mas você pode seguir estas etapas para quebrar essa espiral de ansiedade e dar um tempo:
A preocupação pode levar a dificuldades para ser produtivo porque distrai a pessoa da escola, do trabalho, da escola e da vida social. A ansiedade consome o pensamento. Veja como uma pessoa pode reduzir os níveis de preocupação.
Mesmo com períodos de preocupação definidos, ela ainda pode surgir fora desses horários programados. Essa prática tem o objetivo de permitir que você controle suas preocupações. Isso pode ajudá-lo a parar de se preocupar ao longo do dia. Sua mente fica livre para se concentrar em pensamentos mais produtivos.
4. Focalizar a ameaça mais profunda: ao identificarmos as ameaças e aquilo que é real ou o que não é real, é possível que tenhamos melhor percepção sobre as situações e sobre as nossas emoções. Isso porque aquilo que vem sempre à mente quando estamos em dificuldade, aquele pensamento que insiste em perturbar você e que ativa as crenças ao nosso respeito (ser imperfeito, ter sido abandonado ou desamparado, parecer tolo etc) precisa ser desafiado, para que deixe de existir, e como consequência, reduza seu estresse.
A meditação é uma ótima ferramenta para melhorar a concentração porque aumenta o relaxamento e a felicidade. A meditação também o distrai das preocupações, mantendo-o concentrado em suas metas e tarefas. Ela também estimula a atividade do lado esquerdo do cérebro quando se pratica a atenção plena.
Anahana é a líder mundial em saúde mental e educação para o bem-estar. Ao fornecer ferramentas práticas, criativas e proativas, cursos e habilidades, nossa missão é ajudar o mundo a encontrar paz e equilíbrio.
Enfrente as preocupações de frente e programe um período do dia para prestar atenção a elas e ter tempo para se preocupar. Isso ajuda a reduzir o estresse e os pensamentos ansiosos e melhora a qualidade do sono. Comece escolhendo uma hora do dia para reservar cerca de 20 minutos para se sentar e se preocupar. Dê atenção total e reconheça todas as suas preocupações. Você pode anotá-las, pensá-las em sua cabeça ou pensar em voz alta. Concentrando-se em suas preocupações, você poderá perceber que essas preocupações eram menos sérias do que pensava.
Os exercícios de respiração proporcionam uma sensação de paz de espírito. Eles podem ajudá-lo a dormir melhor, acordar revigorado e evitar a oportunidade de ataques de pânico. Outro método de respiração profunda é a técnica 4-7-8. Ao contar até quatro, inspire lentamente. Continue fazendo isso até chegar a sete. Expire por uma contagem e repita dez vezes.
O diário é importante porque, às vezes, não percebemos que temos sintomas de ansiedade crônica. Fazer anotações pode nos ajudar a descobrir o que desencadeia certas emoções e por quê. Os padrões de preocupação nos desconectam da mente e da alma, portanto, o monitoramento diário é fundamental para controlar a ansiedade. Escrever um diário pode fazer com que você se sinta mais relaxado e concentrado em coisas significativas.