O auditor fiscal trabalha com a organização e o planejamento da administração tributária e aduaneira, ou seja, trâmites de mercadoria na importação e exportação dos produtos. Ele é responsável pelos tributos do Município, Estado ou União e auxilia o Governo na elaboração de políticas tributárias.
Além de ter sólidos conhecimentos em Direito, Administração, Tributação, Economia e Finanças, o auditor fiscal deve demonstrar responsabilidade, dedicação, organização, integridade e alto grau de comprometimento com o País, pois trata-se de um cargo de extrema responsabilidade.
Os requisitos para se inscrever no concurso público para auditor fiscal são:
Primeiro, o vencimento básico inicial de um Auditor Fiscal é, segundo a última tabela salarial de 2020, de R$ /b>. Ao final da carreira, este valor aumenta para R$
A atribuição do Auditor de Controle Externo do TCDF é a execução de atividades relacionadas à fiscalização contábil, financeira, orçamentária, patrimonial e operacional da Administração Pública do Distrito Federal. Além disso, o auditor examinará a legalidade dos atos de admissão, de aposentadoria, de reforma e pensão.
Segundo a Constituição Federal, os brasileiros que desejam ocupar esse cargo precisam ter (i) mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, (ii) idoneidade moral e reputação ilibada, (iii) notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos financeiros ou de administração pública, (iv) mais de ...
Além do poder de julgar as contas do Executivo, preservando os aliados e dificultando a vida de inimigos políticos – principalmente depois da Lei da Ficha Limpa (n° 135/2010) –, o cargo de conselheiro de Tribunal de Contas é aquinhoado com vantagens consideráveis.
Assim sendo, a execução de trabalhos de auditoria são atribuições privativas de contador devidamente habilitado não sendo permitido por lei a realização desses trabalhos por técnico em contabilidade nem qualquer outro profissional de nível superior.