São José dos Pinhais é um município brasileiro do estado do Paraná,criado através da Lei nº 10 da então província de São Paulo, no dia 16 de julho de 1852. A lei definia que a sede do município seria chamada Villa de São José dos Pinhaes.
13,06 km
A distância em linha reta entre São José dos Pinhais e Curitiba (ambas no Paraná) é 13.
A linha E68 CURITIBA / QUISSISSANA é o último Ônibus que vai para São José dos Pinhais em São José Dos Pinhais.
A linha 530 BAIRRO A BAIRRO - 2 é o último Ônibus que vai para Terminal Central de São José dos Pinhais em São José Dos Pinhais. Ele para nas proximidades às 01:00.
Como chegar a Rua Afonso Pena em Bom Retiro de Ônibus, Metrô ou Trem?
A distância entre a cidade de São José dos Pinhais Paraná e a cidade de Curitiba Paraná é de . O tempo estimado do percurso da viagem entre as duas cidades é de aproximadamente . Já em linha reta a distância entre São José dos Pinhais e Curitiba é de 14 km.
O MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS E SUA CRIAÇÃO Foi de São Paulo que partiram várias expedições para os sertões brasileiros em busca de ouro ou de índios para o trabalho escravo. Uma delas descobriu pequena quantidade de ouro no litoral paranaense e como consequência ali se formou um pequeno povoado.
Mas, Eleodoro Ébano Pereira, não satisfeito com o ouro encontrado em Paranaguá, decide realizar duas expedições na busca de mais fontes do minério, uma em 1649 e outra em 1651. Descobre-se, assim, ouro em rios do Planalto.
Isso ocorreu porque nesse período cresceu a diversidade das atividades econômicas. ... Além do crescimento econômico, outro elemento que contribuiu para o aumento populacional da região foi a chegada – a partir da segunda metade do século XIX – de imigrantes europeus, sobretudo poloneses, italianos e ucranianos.
Localizada a 15 quilômetros ao Sudeste da Capital, tem como limites os municípios de: Pinhais e Piraquara ao Norte; Tijucas do Sul ao Sul; Morretes e Guaratuba a Leste; Curitiba, Fazenda Rio Grande e Mandirituba a Oeste.
946,4 km²
906m
Mapas do Município
A região metropolitana de Curitiba oferece muitos benefícios para quem escolhe um dos melhores bairros de São José dos Pinhais para viver....Descubra quais são os melhores bairros de São José dos Pinhais!
A distância em linha reta entre Campos do Jordão (São Paulo) y São José dos Pinhais (Paraná) é 479.
A 15 quilômetros de distância do centro de Curitiba, São José dos Pinhais reúne facilidades que irão fazer você repensar o seu local de moradia. Não é atoa que a cidade vizinha da capital paranaense foi escolhida para abrigar um dos nossos mais novos empreendimentos, o Edifício San Gimignano.
Centro, Jardim Botânico, São Francisco, Batel e Centro Cívico são os bairros mais perigosos de Curitiba se considerada a relação entre os casos de furtos e roubos comunicados à polícia no 1.º semestre de 2019 e a concentração de habitantes nessas localidades.
A região é a maior produtora de hortifrutigranjeiros da Região de Metropolitana de Curitiba, este mérito também é herança dos imigrantes poloneses, principais colonizadores do que hoje é o Caminho das Colônias, que possui ainda a influencia de outras etnias.
Podemos estabelecer que as principais influências imigrantes que a sua cidade possui encontram-se na cultura e na economia, pois é muito comum a presença de restaurantes e comércios com donos imigrantes, tal como italianos, japoneses e muitos outros.
De povoado a metrópole, o traço fundamental que definiu o perfil de Curitiba foi a chegada de imigrantes das mais variadas procedências. Europeus, asiáticos e africanos contribuíram para a formação da estrutura populacional, econômica, social e cultural da cidade.
Os primeiros imigrantes europeus não-portugueses a se estabelecerem no Brasil foram os suíços. Devido à falta de terras na Suíça, cerca de duas mil pessoas imigraram para o país entre 1818 e 1819 e se tornaram "súditas do Rei de Portugal."
O processo de imigração no Brasil intensificou-se a partir de 1808, quando um número expressivo de imigrantes europeus chegou ao país. A marca da imigração no Brasil pode ser percebida especialmente na cultura e na economia das duas mais ricas regiões brasileiras: Sudeste e Sul.
As principais levas de imigração para o Brasil ocorreram entre meados do século 19 e a primeira metade do século 20. “Portugueses, italianos, espanhóis, japoneses e alemães constituíram os principais fluxos em termos quantitativos”, diz a socióloga Ethel Kosminsky, da Unesp de Marília (SP).