Elas ocorrem quando usamos sapatos abertos, como chinelinhos, andamos muito descalços ou passamos anos e anos lixando a sola dos pés — que entende que deve produzir mais pele como defesa e promove esse “engrossamento”. Estar acima do peso também aumenta o risco de rachaduras.
A rachadura nos pés surge quando a pele está muito seca e, por isso, acaba quebrando com o peso do corpo e das pequenas pressões das atividades do dia-a-dia, como correr para o ônibus ou subir escadas, por exemplo.
A pele produz naturalmente oleosidade, que garante sua maciez e proteção, e isso depende muito da hidratação do organismo. Sendo assim, quando o corpo está desidratado, existe uma tendência maior para o ressecamento dos pés.
O pé é uma das partes do corpo em que a pele tem maior facilidade para ficar seca e, por isso, é possível que surja descamação, já que as células de pele mortas e secas vão sendo liberadas ao longo do dia.
Causas mais comuns para o ressecamento dos pés Alimentação pobre e falta de hidratação no corpo. Viver em uma localidade com clima muito seco. Tomar banhos muito quentes e demorados. Andar sempre descalço, só com sandálias abertas ou com sapatos muito apertados.
Aplique uma colher de vinagre branco sobre a mancha. Faça uma solução de 2 colheres (sopa) de vinagre com 3 colheres (sopa) de maisena. Misture bem e aplique sobre a mancha. Deixe secar e depois lave normalmente.
Primeiro você vai lavar os pés e, sem seguida, vai colocá-los “de molho” numa vasilha com água morna (1 litro) e 50 ml de vinagre. Fique com os pés nessa mistura por 15 minutos. Esse é o tempo necessário pra “amaciar” as asperezas e tornar a esfoliação, passo seguinte, ainda mais eficaz.
Veja alguns passos para fazer uma boa limpeza dos pés:
De acordo com Jaqueline, essa aparência "enrugada" acontece nas mãos e pés por serem extremidades, lugares em que se concentram ainda mais umidade. Felizmente, após nos enxugarmos completamente, a água retina nas células da pele se evapora e as células voltam à forma e tamanho normais.
Ou seja, tratava-se de uma reação automática, provavelmente sem nenhuma função. As últimas pesquisas, entretanto, revelaram que as rugas são um sinal de vasoconstrição como resposta à água, o que, por sua vez, é uma reação controlada pelo sistema nervoso.
Com o passar dos anos, torna-se enrugada, flácida e sem brilho. A amassadinha custa a sair. Tudo isso faz parte do processo de envelhecimento, em que se perde a elasticidade da pele porque vai diminuindo a quantidade de colágeno (substância que mantém a elasticidade).
O que pode causar alergia nas mãos Geralmente a alergias nas mãos não é causada por apenas um fator, mas uma combinação de vários fatores como, a pré disposição genética, contato com produtos de limpeza potencialmente irritantes como sabão, detergente, cloro, tinta e solventes.
As pomadas ou loções com corticoides são os mais indicados para o tratamento desse tipo de alergia, sendo a hidrocortisona a mais indicada para o rosto. Quando a pele encontra-se muito seca é mais recomendado o uso de pomadas, mas quando a pele está mais úmida, os cremes ou loções podem ser indicados.
9 formas naturais de aliviar os sintomas de alergias
O tratamento é simples. No caso de reações alérgicas na pele, lave-a imediatamente com água limpa e sabonete neutro para remover quaisquer vestígios do cloro. Em alguns casos, o médico pode receitar um creme ou pomada com cortisona, mas esta não deve ser usada em excesso ou por tempo prolongado.
Sintomas da alergia ao cloro da piscina