A criminologia é a ciência que estuda o crime e analisa a situação e a personalidade do delinquente, da vítima e os fatores que influenciam na ocorrência da criminalidade. É uma ciência interdisciplinar, que relaciona saberes de outras áreas, como sociologia, biologia, psicopatologia, política e direito.
A atuação do criminólogo dentro de uma empresa No meio corporativo, o criminólogo pode atuar em conjunto com os setores de Recursos Humanos e de Auditoria. Trabalha analisando o comportamento humano e, principalmente, os comportamentos desviantes, que podem trazer prejuízos futuros para uma empresa.
Não há graduação específica para trabalhar nesta área. O ingresso nessa carreira se dá por concurso público e contempla diversas carreiras, de acordo com a necessidade de reposição de quadros, tais como Medicina, Odontologia, Biologia, Psicologia, Ciências Sociais e Farmácia.
Ainda não existe uma profissão específica para aquele que vai atuar como profiler, que, em tradução livre, é o perfilador, ou seja, quem elabora perfis.
Uma das possibilidades de atuar na área é através do ingresso na Polícia Civil ou Federal por meio de concurso público. Essa seleção não exige graduação específica e várias áreas são contempladas, incluindo a psicologia.
Os objetivos concretos do Profiling Criminal, e que visam sobretudo informar e apoiar o sistema judicial, são: (i) Avaliação psicológica e social do agressor (perfil psicossocial); (ii) Avaliação psicológica a partir dos objetos encontrados com os suspeitos agressores ou deixados por eles no local do crime; (iii) ...
Quais são os 4 principais tipos de perfil comportamental?
Profiling Criminal é um dos ramos da análise psíquica e comportamental identificada como “perfilamento” e consiste num processo de análise criminológica que une as competências do investigador criminal e do especialista em comportamento humano.
Os perfis são uma técnica através da qual os investigadores da polícia poderiam desenvolver uma descrição do ofensor baseada não num relatório de testemunho ocular, mas em comportamentos evidentemente exibidos durante o cometimento de um crime.
A Psicologia Criminal é um ramo da Psicologia Jurídica que aborda as questões psicológicas envolvidas em um crime, no comportamento do criminoso, traçando uma linha de suas ações. ... Este último se refere ao padrão comportamental exibido pelo autor do delito.
O psicólogo credenciado pela Polícia Federal está apto para a realização da avaliação psicológica de pessoas que desejam a posse ou porte de armas de fogo. ... 5 – Possuir uma certificação que comprove seu conhecimento acerca dos testes a serem aplicados na avaliação psicológica para porte e posse de armas de fogo.