O estudo de tempos e métodos visa desenvolver o método de trabalho mais adequado buscando o menor custo possível. É uma ferramenta valiosa que permite analisar os processos e criar métodos eficazes para aumentar a produtividade e melhorar os resultados da organização.
Quais os passos para Determinação do Tempo Padrão de uma Operação?
A análise e melhoria dos métodos de trabalho são uma componente importante da Melhoria Contínua. Com este curso pretende-se formar os colaboradores de uma empresa nas técnicas de melhoria dos métodos e no registo dos tempos das tarefas.
Um estudo da fadiga humana verificou que a fadiga predispõe o trabalhador para: diminuição da produtividade e qualidade do trabalho; perda de tempo; aumento da rotatividade de pessoal; doenças e acidentes de trabalho e diminuição da capacidade de esforço.
A cronoanálise é de grande importância para o setor produtivo na atualidade, pois é utilizada como ferramenta que, além de definir o tempo padrão, auxiliará na organização dos processos, sendo um instrumento que acompanha a evolução contínua das melhorias.
O tempo padrão é um recurso que permite analisar a capacidade produtiva de um processo levando-se em consideração uma série de aspectos presentes na realidade de uma rotina de trabalho que têm um grande impacto no tempo necessário para fabricação de um produto.
A cronoanálise permite que os gestores identifiquem melhor qual é a verdadeira capacidade produtiva de seus colaboradores e assim passam a ter uma base sólida para calcular a remuneração da equipe.
O estudo de tempos e movimentos tem como meta determinar a capacidade produtiva de um setor. ... Tal estudo é de suma importância para o setorr produtivo atual, pois define o tempo padrão e ampara a organização dos processos produtivos, sendo uma ferramenta que acompanha a prosperidade contínua das melhorias.
Esta atividade é a forma mais simples de um estudo de tempos, é indicado quando a empresa tem interesse em atualizar seu sistema de gestão com tempos das operações e conseqüentemente o tempo de fabricação de um produto ou então conhecer a real capacidade produtiva dos equipamentos e/ou mão de obra.
O estudo de tempos e movimentos tem como objetivo: Determinar o tempo gasto por uma pessoa qualificada e devidamente treinada, trabalhando em ritmo normal, para executar uma operação específica; Desenvolver um sistema produtivo adequado com as análises do objetivo anterior.
Em seu livro “Administração de Oficinas” (1903), Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos. Tal estudo visava definir uma metodologia que deveria ser seguida por todos os trabalhadores, pregando a padronização do método de trabalho e das ferramentas utilizadas.