energia sonora é transmitida através do ar, por um movimento molecular entre dois ou mais objetos, provocando uma onda sonora, por isso não existe som no vácuo. Já a energia luminosa é uma gama de ondas sensível aos olhos e visão de todos os animais. Além disso, é percebida por plantas e sensores tecnológicos.
A energia luminosa também se faz presente nas lâmpadas incandescentes. Neste caso a lâmpada é o dispositivo que transforma energia elétrica em energia luminosa. Aquecedores solares funcionam ao contrário, as células fotoelétricas dos painéis solares convertem energia luminosa proveniente do sol em energia elétrica.
A energia das marés, também conhecida como energia maremotriz, é obtida por meio do aproveitamento da energia proveniente do desnível das marés. Para que essa energia seja revertida em eletricidade é necessária a construção de barragens, eclusas (permitindo a entrada e saída de água) e unidades geradoras de energia.
O olho humano é responsável por captar energia luminosa, que será interpretada pelo cérebro. O globo ocular é envolto por um tecido transparente chamado esclerótica (a parte branca do olho), onde se forma a córnea.
A energia luminosa proveniente do sol é de extrema importância para a manutenção da vida terrestre. Assim sendo tal questão afeta diretamente no clima terrestre, bem como, possibilita a fotossíntese das plantas, o que geram benefícios para os seres humanos.
Resposta. Resposta: Fotossíntese é um processo realizado pelas plantas, que utilizam dióxido de carbono e água, para obter glicose através da energia da luz solar elétrica mundial, respondendo por uma parcela crescente graças à tecnologia fotovoltaica, energia solar considerada energia limpa.
A fotossíntese ocorre em duas etapas: a fase fotoquímica ou fase clara e a fase química ou fase escura.
Fase luminosa ou fotoquímica Nessa fase, que ocorre nos tilacoides dos cloroplastos, acontece a captação de energia luminosa, e esta é utilizada na produção de moléculas de ATP e na redução de moléculas de NADP+. A redução ocorrerá com a utilização proveniente da quebra de moléculas de água (fotólise da água).