Na sociedade indigena, o trabalho é realizado por todos, porém possui uma divisão por sexo e idade. As mulheres são responsáveis pela comida, crianças, colheita, pintura e plantio. Já os homens da tribo ficam encarregados do trabalho mais pesado: caça, pesca, guerra e derrubada das árvores.
Cada povo possuía sua própria cultura, religião e costumes. Viviam basicamente da caça, pesca e agricultura. Tinham um contato total com a natureza, pois dependiam dela para quase tudo. Os rios, árvores, animais, ervas e plantas eram de extrema importância para a vida destes índios.
Antes da chegada por portugueses, a vida dos índios era bastante pacata, em que cada povo indígena possuía sua própria cultura, sua religião e seus costumes, além de viverem basicamente da caça, da pesca e da agricultura.
Resposta. O índio na sociedade brasileira é visto com olhares muito preconceituosos. Apesar de seres os primeiros a habitarem nosso país, nossa sociedade os considera como "não civilizados" ou até mesmo como "animais".
São semelhanças entre os povos indígenas brasileiros o estilo nômade de vida, a presença de uma religião politeísta (e ligada com os fenômenos naturais) e a estrutura política pré-estatal.
As semelhanças entre os indígenas – para os indígenas a terra é coletiva não pertence a uma pessoa ou a um grupo pequeno de pessoas. A relação entre o indígena e a terra é íntima, já na sociedade capitalista ela é comercial, as pessoas podem ser donas de terras onde nunca estiveram antes.
Os europeus se vestiam com roupas mais elaboradas, que não mostravam muita pele, andavam calçados e tinham mais conhecimento sobre outras terras e tecnologia armamentista, por exemplo, os europeus já possuíam armas de fogo enquanto os índios ainda utilizavam armas artesanais, como arco e flecha.
"Quanto à questão da saúde, o governo brasileiro trata os indígenas como subcidadãos. A saúde indígena está na mão de ONGs, quer dizer, é uma ONG que contrata médicos, enfermeiros e assistentes. Na educação, as escolas estão precárias e os professores indígenas recebem muito mal.
No Brasil, a grande maioria das comunidades indígenas vive em terras coletivas, declaradas pelo governo federal para seu usufruto exclusivo. As chamadas Terras Indígenas (TIs) somam, hoje, 724 áreas.
Os povos indígenas têm se inserido, ao longo das décadas, cada vez mais na rotina dos que não são índios. Cursando faculdades, assumindo vagas nos empregos para os quais se capacitam, apreciando lazeres e mostrando poder aquisitivo. E tudo isso, conforme lideranças indígenas apontam, não significa a negação da cultura.
"Índio" é qualquer membro de uma comunidade indígena, reconhecido por ela como tal. "Comunidade indígena" é toda comunidade fundada em relações de parentesco ou vizinhança entre seus membros, que mantém laços histórico-culturais com as organizações sociais indígenas pré-colombianas.
Resposta. A importância da figura do indio em nosso pais é: que eles foram os primeiros habitantes do Brasil. e por isso, tem inúmeras tradições relacionadas a culinária.
O Dia do Índio é comemorado em 19 de abril e foi instituído no Brasil durante o governo Vargas. Escolas, entidades e diversos grupos indígenas realizam eventos a fim de recordar a importância da cultura indígena na formação do povo brasileiro.
O Dia do Índio é um resgate a nossa história e das nossas raízes. O tema oportuniza o aluno perceber-se outros Grupos sociais, auxiliando-o na Construção da sua identidade, Na atuação como o outro grupo na vida social, na Preservação do Meio Ambiente em que vive e na construção de valores.
“Mesmo os dicionários têm alguma dificuldade em definir com precisão o que seria o termo índio. Quando muito, dizem que é como foram chamados os primeiros habitantes do Brasil. ... O emprego do termo é criticado por trazer conotação pejorativa, associando a um suposto estágio “primitivo”.
O Dia do Índio, celebrado no Brasil em 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto-lei 5.
Não use o Dia do Índio para mitificar a figura do indígena, com atividades que incluam vestir as crianças com cocares ou pintá-las. Faça uma discussão sobre a cultura indígena usando fotos, vídeos, música e a vasta literatura de contos indígenas. “Ser índio não é estar nu ou pintado, não é algo que se veste.
"É uma ideia folclórica e preconceituosa." "A palavra 'indígena' diz muito mais a nosso respeito do que a palavra 'índio'. Indígena quer dizer originário, aquele que está ali antes dos outros", defende Munduruku, que pertence ao povo indígena de mesmo nome, hoje situado em regiões do Pará, Amazonas e Mato Grosso.
O emprego do termo é criticado por trazer conotação pejorativa, associando a um suposto estágio “primitivo”. “A palavra tribo está inserida na compreensão de que somos pequenos grupos incapazes de viver sem a intervenção do estado. Ser tribo é estar sob o domínio de um senhor ao qual se deve reverenciar.