O que é DTM (Disfunção temporomandibular)? A Disfunção Temporomandibular também conhecida como DTM, é uma doença que acomete as estruturas do sistema mastigatório como a ATM (articulação temporomandibular), músculos da face/cabeça e pescoço.
Os remédios podem ser indicados pelo médico ou dentista, e costumam ser analgésicos e anti-inflamatórios, como Dipirona ou Ibuprofeno, para aliviar crises de dor. Nestes períodos, o uso de um relaxante muscular, como Ciclobenzaprina, também pode ser recomendado, para diminuir a tensão na musculatura.
Mas, para adiantar sua vida e aliviar os incômodos e dores, confira algumas dicas bem simples de alongamentos para fazer em qualquer lugar.
E o profissional mais indicado para isso é o especialista em disfunção temporomandibular e dor orofacial. Para diagnosticar o quadro de DTM é feita uma tomada de história, ou seja, uma série de perguntas sobre os sintomas do paciente.
A ressonância magnética é o único exame de imagem capaz de diagnosticar o deslocamento de disco articular em doenças da articulação temporomandibular (que liga o maxilar ao crânio), segundo pesquisa realizada por Carlos Eduardo de Luca, em sua tese de doutorado pela Faculdade de Odontologia.
Problemas crônicos na ATM costumam ser classificados como Disfunção da Articulação Temporomandibular (DTM), também chamada de dor orofacial. Aqui, estão incluídos sintomas como mandíbula estalando, dores de cabeça frequentes e até mesmo dificuldades para abrir e fechar a boca.
Por isso, o cirurgião-dentista é o profissional mais adequado para flagrar e tratar o distúrbio. O diagnóstico da DTM é complexo e muitas vezes os sintomas podem estar relacionados a outros problemas.
A profissional explica que o primeiro passo para tratar de uma mandíbula deslocada é através das terapias conservadoras. Dentre elas estão os exercícios musculares, injeções esclerosantes na articulação e o bloqueio maxilo-mandibular.
Popularmente costuma-se falar que a articulação “saiu do lugar” ou que “o queixo caiu”. Fala-se em subluxação quando ocorre uma movimentação exagerada do disco intra-articular, causando dor e estalido nos movimentos de abertura, fechamento e movimentos laterais de boca .
Uma mandíbula fraturada geralmente causa dor e inchaço do maxilar e a pessoa sente frequentemente que os dentes não se encaixam entre si de modo normal. Muitas vezes, não se consegue abrir muito a boca, pois pode deslocar-se para um lado quando se fecha ou abre.
O especialista explica que é comum que o estalo articular seja assintomático, não estando então relacionado a problemas graves. “No entanto, também é um sinal de que a articulação pode estar entrando em um processo evolutivo de doença, que pode levar ao travamento da boca ou a dores na articulação”, destaca Augusto.
Mas como zumbido pode ter múltiplas causas, e se existir também dor na mandíbula, ao tocar próximo aos ouvidos ou ao abrir e fechar a boca, o sintoma pode estar relacionado a problemas “dentofaciais”, e, nesse caso o profissional que vai poder auxiliar no tratamento é o dentista.
Cara internauta, a sensação de pressão ou água no ouvido é uma queixa comum entre pacientes com zumbido, mesmo naqueles com exame normal. Algumas alterações musculares e doenças da orelha interna podem estar acompanhadas destes sintomas. Um especialista em zumbido poderá seguir sua investigação.
Estalos nos ouvidos ao engolir. É normal? Geralmente quando uma pessoa sente estalos no ouvido é que provavelmente está com DTM ( Disfunção temporomandibular ) . Isso acontece quando a mandibula , que é esse único osso móvel entre a cabeça e o pescoço que faz a pessoa abrir a boca.
A causa mais comum é a presença de líquidos no ouvido médio causado por obstrução intermitente da trompa de Eustáquio, produzida por um resfriado, febre do feno ou por assoar o nariz com muita força.
5 opções comprovadas para desentupir os ouvidos
Podem acontecer devido a problemas osteomusculares, como alterações na coluna cervical ou nas articulações têmporo-mandibulares por exemplo, ou mesmo por problemas no ouvido ou na circulação. Recomendo que não limpe seu ouvido de nenhuma maneira e marque uma consulta médica para avaliação.