Sim. O ideal é que tenha jejum máximo de 14 horas, pois acima disso, alguns analitos podem sofrer alterações, como por exemplo a Glicemia e o Triglicérides.
Para realizar o hemograma completo não são necessários muitos preparos específicos. Caso o paciente siga uma leve dieta um dia antes do exame, não é necessário fazer jejum. Porém, caso contrário, recomenda-se um jejum de 3 horas.
“Durante o jejum para exame de sangue é preciso evitar o consumo excessivo de água.” Verdade. Até mesmo o consumo de água deve ser feito sem excessos, o ideal é consumir a média recomendada por dia: 3 litros para um adulto.
Um jejum de 2 a 4 horas é indicado para a realização do exame. Remédios que foram utilizados, mesmo que de forma esporádica, nos últimos 10 dias também devem ser informados, especialmente no caso de antibióticos ou anticoagulantes orais.
Ele é feito através da coleta de uma amostra de sangue que é colocada em contato com um ativador da via. O exame observa quanto tempo (em segundos) leva para a formação de um coágulo. Apesar de poder variar de acordo com o laboratório, de uma forma geral o valor de referência do TP é de 9,5 a 13,5 segundos.
Confira o tempo necessário de jejum para alguns exames:
Testes de coagulação Os mais comuns desses exames são o tempo de protrombina (TP) e o tempo de tromboplastina parcial (TTP). Os níveis de fatores de coagulação individuais também podem ser determinados.
Dentre os inúmeros exames laboratoriais que analisam a hemostasia destacam-se o TAP (RNI) e o TTPA, que “resumem” as vias extrínseca e intrínseca da coagulação, respectivamente.
Às vezes, os médicos precisam examinar o funcionamento das plaquetas. Outros exames podem medir o funcionamento geral das muitas proteínas necessárias para a coagulação normal do sangue (fatores de coagulação). Os mais comuns desses exames são o tempo de protrombina (TP) e o tempo de tromboplastina parcial (TTP).
A coagulação excessiva (trombofilia) ocorre quando o sangue coagula facilmente ou excessivamente. Distúrbios hereditários e adquiridos podem aumentar a coagulação do sangue. Os coágulos fazem os braços ou as pernas incharem. Os níveis séricos de proteínas que controlam a coagulação são medidos.
Durante o processo, chamado de coagulação, a parede do vaso sanguíneo que foi rompido é coberta por um coágulo de fibrina para parar o sangramento e ajudar a reparar o tecido danificado. A coagulação pode ocorrer em muitas circunstâncias diferentes e as causas costumam variar.
Isso é feito através de anticoagulantes naturais do sangue, secretados pelo próprio corpo, mas o sangue tem que estar pronto para ficar duro e tampar qualquer vazamento importante . Isso vem do contato do sangue com algumas células lesadas e da falta destes anticoagulantes naturais.