Difundem vem do verbo difundir. O mesmo que: espalham, propagam, alastram, grassam, lavram, transfundem, divulgam, disseminam, irradiam.
1. Que difunde. 2. Aparelho próprio para difundir ondas luminosas, sonoras, electromagnéticas , etc.
substantivo feminino Estado do que se difunde, se espalha por múltiplas direções; propagação: a difusão de partículas na osmose.
Difundir a luz, tirar aos feixes luminosos do espectro solar a sua nitidez, já pela refração, já pela reflexão na superfície dos corpos.
Use alguma superfície branca para refletir a luz. Basta apontar a fonte de luz a essa superfície semirrefletora; ela vai mudar de direção e criar uma segunda fonte, que por sua vez ilumina o objeto da foto. Aponte a fone de luz para longe do objeto da foto, de modo que você só use a luz difundida na imagem em si.
Significado de Difuso Que se utiliza excessivamente das palavras; prolixo: o discurso político foi difuso. Por se refletirem de maneira confusa, diz-se dos raios (de luz) incapazes de produzir sombras claras. [Por Extensão] De contornos confusos e pouco claros.
Difusão é um fenômeno físico que consiste na capacidade de um gás de se difundir (ou seja, espalhar-se) por todo o espaço de uma área ou dentro de um recipiente. Por essa razão, podemos afirmar que, dentro de um espaço, um gás nunca está confinado em um único local.
A capacidade de difusão pulmonar é a avaliação da habilidade dos pulmões para a transferência de gases. A difusão de gases no pulmão é medida através de uma mistura contendo uma pequena concentração de monóxido de carbono. O exame é semelhante à espirometria.
A difusão dos gases é a sua passagem espontânea para outro meio gasoso. Já a efusão é esta mesma passagem só que por meio de pequenos orifícios. Segundo a Lei de Graham, a velocidade de difusão dos gases é inversamente proporcional à raiz quadrada de suas densidades.
A difusão acontece até as duas soluções ficarem "isotônicas", isto é, com a mesma concentração. A taxa deste movimento é uma função da temperatura, viscosidade do fluido e o tamanho (massa) das partículas, mas não é função da concentração. ... O resultado da difusão é uma gradual mistura de materiais.
Quanto maior a superfície disponível e menor a espessura da membrana, maior será a velocidade de difusão. ... A composição do meio, variável para cada ambiente, também influencia no fluxo: a difusão do O2 ocorre em velocidades diferentes no ar e na água, por exemplo.
A difusão simples tem como objetivo igualar concentrações de soluto presente em diferentes meios, ou seja, por meio da membrana celular as moléculas do soluto ou dos íons se deslocam para tentar estabelecer um equilíbrio entre as faces da membrana.
Podemos classificar o transporte passivo em três tipos: difusão simples, difusão facilitada e osmose.
Principais meios de transportes O transporte terrestre pode ser subdividido em transporte ferroviário, rodoviário e metroviário. Esses três tipos são classificados como transporte terrestres. Cada um deles oferece benefícios e são usados conforme a necessidade e estrutura da região.
O transporte passivo é a passagem de uma substância através da membrana plasmática de uma região onde ela está mais concentrada para uma onde está menos concentrada, sem gasto de energia. Existem três tipos de transporte passivo pela membrana celular: a difusão simples, a difusão facilitada e a osmose.
Diferença entre a Difusão Simples e a Facilitada A difusão facilitada e a difusão simples tratam do mesmo processo de transporte passivo de substâncias através da membrana celular. A diferença é que na difusão facilitada existe o auxílio de proteínas, as permeases.
A difusão facilitada é o transporte passivo de substâncias pela membrana plasmática, sem gasto de energia metabólica da célula, permitindo a passagem de substratos (moléculas ou íons) de um meio mais concentrado para um menos concentrado, através da específica mediação de proteínas transportadoras, enzimas carreadoras ...
2. Difusão Facilitada: ocorre com auxílio de proteína transportadora (permease), que se liga à substância e a transporta para dentro ou fora da célula – isso ocorre com a glicose, por exemplo. Transporte Ativo: há gasto de energia, pois se move contra um gradiente de concentração. Exemplo: Bomba de Sódio e Potássio.
O Mecanismo de Difusão Facilitada Ocorre sem gasto de ATP. Essas proteínas são chamadas de Permeases, que atuam como carreador de substâncias. As permeases capturam as moléculas e facilitam sua entrada na célula.
Na difusão simples, as substâncias entram e saem da célula por meio da membrana apenas pela força do gradiente de concentração. A velocidade do processo depende do tamanho das moléculas a serem transportadas e da solubilidade delas em lipídios.
A osmose é um fenômeno físico que define o movimento de um solvente através de uma membrana semipermeável sem o gasto de energia. Em bioquímica, a diálise é um processo pelo qual moléculas são separadas em uma solução pela diferença em suas taxas de difusão através de uma membrana semipermeável.
A osmose depende principalmente do número de partículas de soluto dissolvidas no solvente. A difusão é um processo passivo. A osmose é um processo passivo. O movimento na difusão é para equalizar a concentração (energia) em todo o sistema.
Difusão facilitada é um transporte passivo que transporta moléculas grandes atraves do uso de proteínas carreadoras. Uma diferença é que a difusão facilitada tem o auxilio de proteínas enquanto que a simples não tem.
Resposta. Ambos transportes são ativos, ou seja, tem gasto de ATP. Fagocitose trata-se da passagem de partículas sólidas através da membrana plasmática, e a pinocitose trata-se da passagem de partículas líquidas através da membrana plasmática.
A difusão é um modo passivo de transpor te nutrientes, como a água das celulas passa pro meio mais concentrado por osmose , os nutrientes passam para o meio menos concentrado por difusão simples ou facilitada, proporcionando a troca de nutrientes entre células e até tecidos.
Bomba de sódio e potássio é uma proteína da membrana plasmática que utiliza energia ATP - Trifosfafo Adenosina transformando em ADP – Difosfato de Adenosina para levar íons de sódio (NA+) e potássio (K+) para o meio intracelular e extracelular, consecutivamente.
Dessa forma, é considerada como uma bomba eletrogênica, pois está ativamente transportando 3 moléculas de sódio para fora, e 2 íons potássio para dentro, gerando uma concentração interna bastante positiva. Portanto, a formação de um potencial positivo da célula gera o potencial eletrogênico.
O potássio é crucial para a função cardíaca e desempenha um papel fundamental na contração do músculo esquelético, o que beneficia uma digestão normal e as funções musculares.