violenta guerra civil na Rússia (1917-1921) colocou em lados opostos as forças governamentais (representadas pelo Exército Vermelho (Revolução Vermelha ou Revolução de outubro), comandado por Leon Trotsky) e os setores antibolcheviques (que integravam o Exército Branco ( Revolução Branca ou Revolução de fevereiro).
A União Soviética adotou o socialismo em um país como política de Estado depois do artigo de Stalin de janeiro de 1926 On the Issues of Leninism.
União das Repúblicas Socialistas Soviéticas
A Rússia foi o primeiro país a implantar o regime político Socialista a partir de 1917, na Revolução Russa.
Origens do Termo. O surgimento do termo "socialismo" é frequentemente atribuído a Pierre Leroux em 1834, ou a Marie Roch Louis Reybaud na França, ou então na Inglaterra a Robert Owen, que é considerado o pai do movimento cooperativo.
Do lado socialista na Guerra Fria estavam todos os países que faziam parte do Pacto de Varsóvia (União Soviética, Polônia, Alemanha Oriental, Tchecoslováquia, Hungria, Romênia, Bulgária e Albânia), a China Comunista (até a década de 1960, quando houve um afastamento dos soviéticos), Cuba, o Vietnã e a Coréia do Norte ( ...
O Leste Europeu é formado por: Albânia, Armênia, Azerbaijão, Belarus, Bósnia-Herzegóvina, Bulgária, Croácia, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, parte europeia da Federação Russa, Geórgia, Hungria, Iugoslávia, Letônia, Lituânia, Macedônia, Moldávia, Polônia, República Checa, Romênia, Ucrânia e parte europeia da Turquia.
Resposta. Resposta: Durante a Guerra Fria, a expressão bloco de Leste (ou bloco soviético, bloco comunista, bloco socialista) era uma referência à União Soviética e seus aliados da Europa central e do leste (Bulgária, Tchecoslováquia, Alemanha Oriental, Hungria, Polônia, Romênia, e - até os anos 1960 - a Albânia).
Em seus anos finais, a URSS era composta de 15 repúblicas socialistas soviéticas: Armênia, Azerbaijão, Bielorússia (hoje Belarus), Estônia, Geórgia, Cazaquistão, Kirgiziya (hoje Quirguistão) Letônia, Lituânia, Moldávia (hoje Moldova), Rússia, Tadjiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Uzbequistão.