Parece simples, mas requer um trabalho intenso do nosso cérebro realizar todas essas tarefas diariamente. O centro das funções executivas do nosso cérebro é o lobo frontal, que compreende o córtex pré-frontal, o maior responsável pela nossos atos cognitivos, nosso comportamento e nossas atividades emocionais.
É possível considerar três dimensões fundamentais que compõem as funções executivas: memória de trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva14.
Quando falamos sobre as funções executivas, não podemos esquecer que em cada faixa etária as habilidades e capacidades da criança / adolescentes são diferentes. ... II- Capacidade de cumprir tarefas de múltiplas etapas com mais tempo e sem a presença de um adulto.
Atenção executiva: A via da atenção executiva está relacionada à detecção de erros e à habilidade de resolver conflitos, considerando diferentes tendências. O período importante de desenvolvimento desta via ocorre entre os 3 e 7 anos de idade.
Disfunção Executiva : são as atividades mentais dedicadas à orquestração do comportamento em atividades orientadas para metas. O comportamento pode ser dividido em partes, que podem a priori estar organizados em hábitos desencadeados por estímulos ambientais.
Por sua vez, o controle executivo (CE) pode ser compreendido como um sistema ou mecanismo responsável pela coordenação dos vários processos implicados na realização das FEs. O lobo frontal, em particular a região pré-frontal, tem sido relacionado com o processamento cognitivo das FEs e do CE.
No processo de alfabetização, as habilidades das funções executivas são necessárias, por exemplo, para reconhecer as letras e decodificá-las, para contextualizar informações, para assimilar o código ortográfico e para compreender textos.
A função executiva é requerida sempre que se faz necessário formular planos de ação ou quando uma sequência de respostas apropriadas deve ser selecionada e esquematizada. Do ponto de vista da neuropsicologia a função executiva compreende os fenômenos de flexibilidade cognitiva e de tomada de decisões.
Desempenho escolar – habilidades de funções executivas ajudam as crianças a lembrarem-se e seguirem instruções com várias etapas, evitar distrações, controlar respostas precipitadas, ajustar quando as regras mudam, persistir na solução de problemas e controlar obrigações de longo prazo.
Aqui estão algumas maneiras de melhorar sua flexibilidade cognitiva.
São três os componentes principais das FE: a memória de trabalho, o controle inibitório e a flexibilidade cognitiva. Para conseguir fazer uma ponte entre a linguagem oral e escrita, a criança precisará usar suas funções executivas.
4) Quando falamos sobre as funções executivas, não podemos esquecer que em cada faixa etária as habilidades e capacidades da criança / adolescentes são diferentes. ... II- Capacidade de cumprir tarefas de múltiplas etapas com mais tempo e sem a presença de um adulto.
Estudos recentes11 dividem o construto FE em componentes simples ou básicos, incluindo flexibilidade cognitiva, controle inibitório (considerando autocontrole e autorregulação) e memória de trabalho; e em aspectos mais complexos das FE, como resolução de problemas, raciocínio e planejamento.
Tenha metas desafiadoras. Construa uma estratégia de realização. Tenha um trabalho, mas leve e relaxado com as suas metas. Desenvolva competencias superiores.
Desenvolva a flexibilidade no trabalho
A capacidade de alternar entre assuntos e tarefas de forma rápida, assim como mudar de ponto de vista e abordagem. Dificuldade em perceber mudanças é um dos desafios gerados pela falta da Flexibilidade Cognitiva. ...
Partindo da ideia de desenvolvimento de representações flexíveis do conhecimento, é essencial possuir tecnologias que contribuem para o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva. Sendo assim, qual tecnologia é aliada da flexibilidade cognitiva? a. Tecnologia Mínima.