Por fim, temos os vacúolos pulsáteis, também denominados de vacúolos contráteis. Essa estrutura é encontrada em alguns protistas de água doce, tais como os paramécios e euglenas. A função dessa organela é eliminar o excesso de água que entra nesses organismos por osmose ou que foi absorvida com o alimento.
Seu conteúdo é fluido e armazenam produtos de nutrição ou de excreção, podendo conter enzimas lisosômicas ou até mesmo pigmentos, que são os vácuolos de suco celular. ... Os vacúolos de armazenamento (ou vácuolos de suco celular) são delimitados pelo tonoplasto, membrana lipoproteica e são exclusivos das células vegetais.
Os vacúolos, estruturas características da célula vegetal, são regiões da célula envolvidas por uma membrana única, chamada de tonoplasto. ... Além das substâncias citadas, frequentemente encontramos no interior dos vacúolos compostos fenólicos, alcaloides e pigmentos como as antocianinas e as flavonas.
Os vacúolos são estruturas celulares envolvidas por membrana plasmática, muito comuns em plantas e presentes também em protozoários e animais. Tem diferentes funções como: regular pH, controlar a entrada e saída de água por osmorregulação, armazenar substâncias, fazer a digestão e excretar os resíduos.