Desproporção cefalopélvica (DCP) (do grego-latim cephalos, cabeça) é um termo obstétrico para quando a pelve materna não é larga suficiente para permitir a passagem da cabeça do bebê.
A apresentação pélvica é uma variante da situação ou posição longitudinal do feto onde o polo pélvico é o primeiro que se apresenta na bacia materna.
APRESENTAÇÃO: é a região fetal que se encontra mais próxima da bacia materna (parte do corpo que irá nascer primeiro). Por exemplo, chamamos de APRESENTAÇÃO CEFÁLICA quando o feto está com a cabeça para baixo e APRESENTAÇÃO PÉLVICA quando o feto está com a cabeça para cima e portanto irá nascer de nádegas.
Como saber se o bebê virou de cabeça para baixo
“O pequeno pode estar com o dorso à direita ou à esquerda da mãe e ambas as posições podem estar voltadas para a região anterior ou posterior dela”, explica Luiz Fernando Leite, obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana. Para facilitar o entendimento: o dorso equivale à coluna do feto.
Posição direita, quando o dorso fetal se volta para o lado direito da mãe. possível através do toque vaginal (médico ou enfermeira obstetriz), manobras de Leopold e ausculta do BCF.
Uma das possibilidades apontadas pelo estudo é a de que quando a mãe dorme de costas ou sobre o lado direito, o feto poderia comprimir sua veia cava inferior, que leva o sangue para o coração. Isso diminuiria a quantidade de sangue oxigenado que volta do coração para os órgãos da mãe e, em consequência, para o bebê.
Uma visão sobre as posições do bebê na barriga durante o trabalho de parto
Com 3 meses o embrião é promovido para feto e pode chegar a medir em média 11 cm. Seus orgaos já funcionam e já faz pequenos movimentos com a cabeça e com as mãos e seus pequenos dedos. Seu pequeno rosto começa a tomar forma e as orelhas, olhos, boca e nariz ganham formato.
Em Qual Área da Barriga Começa a Crescer Primeiro? A barriga de grávida começa a “crescer” abaixo do umbigo, que é a região onde fica localizado o útero, e este emerge da pélvis. Ela também vai ficando mais dura e o umbigo se sobressai. Com isso é possível notar uma leve saliência ou “inchaço” neste local.
Localização do bebê dentro do saco gestacional em relação a placenta e para ser menina o embrião deve estar fixado do lado esquerdo de onde será a futura placenta. Para ser considerado do sexo masculino, do lado direito do local onde se formará a placenta (está ligado ao útero).
No início desta semana o bebê mede cerca de 22 mm. Ele começa a se movimentar dentro do útero, embora a mãe não perceba. Os olhos estão bem desenvolvidos, porém ainda situados de cada lado da cabeça do embrião.
Ele está localizado na região inferior do abdome, na frente do reto e acima da bexiga. Esse órgão é bastante móvel, entretanto, possui vários ligamentos que garantem a sua fixação.
À medida que o útero se move para cima a sua barriga começa a notar-se mais. Os sorrisos, caretas, e outras expressões começam a ser mais nítidas, as brincadeiras com o cordão umbilical iniciam-se.
Dor durante a relação sexual, infertilidade, cólicas, hemorragias, falta de menstruação e mau cheiro na vagina são sinais de alerta que o seu útero emite para dizer que algo não está indo bem.
Tem como saber se está grávida apertando a barriga? Algumas mulheres podem afirmar que sentem uma “pequena bolinha” na barriga, mas na verdade não é uma forma segura de se confirmar a gravidez. A melhor forma de confirmar é através dos testes de farmácia ou de sangue em laboratório.
Somente então o corpo começa a secretar mais hormônio hCG (gonadotrofina coriônica humana). Se você fizer o teste antes, ele dará negativo....Enquanto isso, você pode brincar um pouco com os seguintes testes caseiros para descobrir:
Se a urina mudar de cor, está grávida; Se a cor da urina se mantiver inalterada, não está grávida.
Para saber se a menstruação está perto de descer, é importante ficar atenta a alguns sintomas que aparecem na maioria das mulheres, como por exemplo:
como saber se a menstruação vai descer? confira 6 sintomas
A TPM, ou tensão pré-menstrual, é uma situação muito comum em mulheres com idade reprodutiva e ocorre devido a alterações hormonais normais do ciclo menstrual, sendo caracterizada pelo aparecimento de sintomas físicos e psicológicos 5 a 10 dias antes da menstruação que podem interferir na qualidade de vida da mulher.
“Em mulheres com ciclos regulares de 28 dias, a ovulação ocorre entre o 11º e 15º dia antes de cada menstruação”, afirma Márcio. A conta é simples! Se o seu ciclo for de 35 dias, você irá ovular no 21º dia do ciclo (35 menos 14).
Noentanto, a maioria das mulheres tem diferentes durações de ciclo menstrual. Namaioria das vezes, a ovulação ocorre entre 11 e 16 dias antes da menstruação. A ovulação acontece quando um dos ovários libera um óvulo maduro. O óvulo sai doovário em direção à trompa de Falópio mais próxima e vai para o útero.
Bem, nesses casos, existem algumas formas de estimular o organismo a adiantar o período menstrual....Veja como controlar a sua menstruação com alguns métodos naturais.