BAV é a interrupção parcial ou completa da transmissão do impulso dos átrios aos ventrículos. As causas mais comuns são fibrose e esclerose idiopáticas do sistema de condução.
O bloqueio de ramo direito é a ausência de condução do impulso elétrico cardíaco pela fiação do lado direito do coração. Pode se manifestar em diferentes graus e frequentemente acomete pessoas normais, jovens ou idosas, não significando um sinal direto de doença cardíaca.
O bloqueio é definido como incompleto quando o QRS tem duração entre 110 e 120ms, na presença dos outros dois critérios apontados. O BRD é um achado comum na população geral, com prevalência em torno de 0,2%, e na ausência de sinais clínicos de cardiopatia não tem valor prognóstico.
Prezado (a), o parecer de atraso final de condução (pelo ramo direito, geralmente) no ECG é muito comum, e ocorre com frequência em jovens que tem histórico de atividade física e tipo longilineo. Não atrapalha o funcionamento do órgão e muito dificilmente evolui para algo que necessite tratamento específico.
O bloqueio trifascicular refere-se a BRD com alternância entre hemibloqueio anterior esquerdo e posterior esquerdo ou alternância entre BRE e BRD. A presença de bloqueio bifascicular ou trifascicular após infarto do miocárdio sugere dano cardíaco extenso.