EQST

O Que Aumenta A Salinidade Do Solo?

O que aumenta a salinidade do solo?

Embora muitas causas de salinização do solo sejam de ordem natural, como a baixa pluviosidade ou ação das marés em áreas costeiras, esse processo pode ser intensificado com a atividade humana e o manejo incorreto do solo, desde o uso de fertilizantes, irrigação com água rica em sais e contaminação do solo.

O que poderá causar a salinização das fontes de água potável?

Os fatores diretamente responsáveis pela salinização dos solos em áreas irrigadas são o uso de água de irrigação com alta concentração salina, elevação do lençol freático por causa do manejo inadequado de irrigação, ausência ou deficiência de drenagem, elevação do lençol freático em decorrência da perda de água por ...

Como diminuir a salinidade do solo?

Na correção dos solos salino-sódicos e sódicos podem ser utilizados o gesso agrícola, o enxofre, o sulfato de alumínio, o cloreto de cálcio e o ácido sulfúrico.

O que é um solo salino?

Os solos salinos ocorrem em locais onde o lençol freático é rico em águas salinas que por capilaridade ascendem na superfície do perfil com restrição de drenagem.

Quais as principais fontes de poluição dos solos?

As principais causas da poluição do solo são: o acúmulo de lixo sólido, como embalagens de plástico, papel e metal, e de produtos químicos, como fertilizantes, pesticidas e herbicidas.

Porque a água da chuva não provoca a salinização?

No ciclo da chuva é assim, chove, depois evapora e se forma as nuvens com o vapor d'água, mas o sal não evapora, então ele não se eleva para formar a nuvem, por isso a água da chuva não provoca salinização.

Qual atividade econômica favorece a salinização do solo?

Entende-se por salinização do solo o processo de excessivo acúmulo de sais minerais, estes geralmente provenientes das águas pluviais, oceânicas ou aquelas utilizadas pela irrigação na agricultura.

O que pode provocar a irrigação inadequada?

Isso se verifica, no entanto, em decorrência de práticas de manejo que não visam à conservação da capacidade produtiva do solo, como inexistência de sistema de drenagem eficiente, uso de águas em quantidade e com qualidade não adequadas, além do emprego incorreto e excessivo de adubos químicos.

Como deve ser a salinidade em seus solos?

A salinidade do solo é expressa por condutividade elétrica da fase líquida do solo (solução do solo). Quanto mais sais, maior a condutividade elétrica. Segundo EMBRAPA (1999, p. 12), o caráter salino corresponde a condutividade elétrica maior ou igual a 4 e menor que 7 dS/m (a 25 ºC).

Qual a diferença entre salinidade e Sodicidade?

Os fenómenos de salinização do solo referem-se a diferentes tipos de desequilíbrios de sais, como sejam o excesso de sais solúveis (salinidade) ou a percentagem de Na (sódio) de troca no complexo de troca do solo (sodicidade) (Daliakopoulos et al., 2016).

O que é o processo de arenização?

A arenização ocorre pelo desgaste do relevo em solos arenosos, algo comum em áreas de clima úmido. ... As principais causas da arenização dos solos são de origem antrópica, como a retirada da cobertura vegetal e atuação intensiva da agricultura ou pecuária em locais de solos com composição arenosa.

Onde ocorre o processo de desertificação no Brasil?

No Brasil, esse processo ocorre, majoritariamente, nas regiões Nordeste e Sul (porém, nessa última, o fenômeno é chamado de arenização, como veremos mais adiante). ... Além de fenômenos naturais, a ação humana é decisiva para provocar ou acelerar a desertificação.