A nomenclatura usual é feita escrevendo-se a palavra “aldeído” seguida do nome usual do ácido carboxílico correspondente. Mas ela só é utilizada para aldeídos de cadeia normal (não ramificada) e saturada (que possui somente ligações simples entre carbonos.
A nomenclatura das cetonas é feita escrevendo-se o número de carbonos, o tipo de ligação entre os átomos de carbono e o sufixo “ona”, que indica o grupo funcional.
De acordo com a IUPAC, sua nomenclatura oficial é propanona, embora dimetilcetona ou acetona sejam também utilizados em larga escala. Trata-se da mais simples e mais importante de todas as cetonas, conforme já fora mencionado. ... O mesmo ocorre à cetona contendo quatro átomos de carbono.
Existem métodos de diferenciação de aldeídos e cetonas que se baseiam no fato de que os aldeídos reagem diante de oxidantes fracos, enquanto as cetonas não reagem. Os aldeídos e as cetonas são funções orgânicas muito parecidas.
Principais aldeídos É um líquido incolor que pode ser fervido quase à temperatura ambiente. Serve na produção do etanol; fabricação de espelhos, medicamentos, resinas sintéticas, pesticidas, corantes e usado também na preservação de frutas. De fórmula molecular H2CO, é o mais comum e simples dos produtos químicos.
Ambos possuem em sua estrutura o grupo funcional carbonila (C = O), com a única diferença de que, no caso dos aldeídos, ela sempre aparece na extremidade da cadeia carbônica, ou seja, um dos ligantes do carbono da carbonila é o hidrogênio; já as cetonas possuem a carbonila entre dois outros átomos de carbono.
O álcool está ligado somente a carbonos com ligações saturadas; O enol está ligado a um carbono com ligações insaturadas; O fenol é quando o "OH" está ligado a um anel aromático.
Os monofenóis (fenóis que possuem somente um grupo OH) possuem as suas moléculas polares, pois o oxigênio é o átomo mais eletronegativo da molécula. Alguns difenóis são apolares. Em virtude da presença do grupo OH, as moléculas dos fenóis realizam ligações de hidrogênio entre si.
Fenol é uma função orgânica caracterizada por uma ou mais hidroxilas ligadas a um anel aromático. Apesar de possuir um grupo -OH característico de um álcool, o fenol é mais ácido que este, pois possui uma estrutura de ressonância que estabiliza a base conjugada.
Os álcoois (função álcool) são compostos que apresentam como grupo funcional a hidroxila (‒OH), ligados a carbonos saturados, em sua estrutura. ... Os álcoois podem ser considerados ácidos fracos pois, como o oxigênio é muito eletronegativo, atrai os elétrons da ligação para si e deixa o hidrogênio com caráter ácido.
O álcool etílico (C2H6O), também chamado etanol ou simplesmente álcool, é um compostos orgânicos mais comuns e é obtido a partir da fermentação alcoólica de açúcares. O etanol é utilizado na produção de bebidas, alimentos, medicamentos produtos de limpeza, perfumes e combustíveis.