Os músculos tenares são capazes de vários movimentos do polegar; abdução, adução, flexão e oposição....Os músculos da mão consistem em cinco grupos:
O músculo extensor dos dedos origina-se no epicôndilo lateral do úmero e inserem-se nas falanges média e distal do segundo ao quinto dedos e é responsável pela extensão do punho e dos dedos....
O ventre do músculo abdutor longo do polegar se localiza na metade distal do antebraço posterior. Ele é encontrado profundamente ao extensor dos dedos e lateral ao músculo extensor longo do polegar, enquanto seu tendão está localizado lateral ao tendão do extensor curto do polegar.
Eles se originam do nervo fibular comum. O nervo fibular profundo inerva o músculo extensor curto dos dedos, e a pele entre o 1º e 2º dedo. Já o nervo fibular superficial inerva a pele no dorso do pé e todos os dedos, com exceção da face lateral do dedo mínimo e faces adjacentes do primeiro (hálux) e segundo dedos.
Os músculos do pé podem ser chamados de músculos intrínsecos do pé ou ainda curtos do pé. Estes se encontram no dorso e planta do pé. No dorso só existem dois músculos intrínsecos, o extensor curto dos dedos e o extensor curto do hálux. Todos os outros são plantares e são encontrados em camadas.
Músculos centrais da sola do pé
Há dois grupos de músculos da laringe, os extrínsecos e os intrínsecos. Os extrínsecos ou são levantadores da laringe (m.m. tireo-hióideo, estilo-hióideo, milo-hióideo, digástrico, estilofaríngico e palatofaríngico) ou são abaixadores da laringe (m.m. omo-hióideo, esterno-hióideo e esternotireóideo).
É uma função neurofisiológica existente desde o nascimento que se modifica de acordo com o desenvolvimento do indivíduo. Isso ocorre porque com o crescimento do corpo as estruturas localizadas na região do pescoço (laringe).
Cartilagem tireóidea