Intel Core i5 é uma série de processadores da Intel destinada a desktop x86-64 que aborda a utilização da microarquitetura Nehalem. Diferentemente do processador Intel Core i7, o processador Intel Core i5 utiliza uma soquete denominada LGA 1156.
O Core i5 é o mais recente processador intermediário da Intel. ... Existem três tipos principais de processadores Core i5: dual-core, quad-core e hexa-core. Os processadores dual-core i5 possuem tecnologia de 32nm e 22nm, suporte a hiperprocessamento, virtualização e tecnologia Turbo Boost.
Para identificar qual geração um processador Intel pertence, basta olhar o número de seu modelo. Por exemplo, o processador i5-6200U pertence à 6ª geração, enquanto o i5-5200U pertence à quinta. O primeiro número após o modelo é o que traz esse indicativo.
Se formos elencar de maneira simplória, o processador i7 é melhor que o i5 que é melhor que o i3 – mas existem nuances e existe também a sua necessidade: não é preciso pagar mais caro em um processador i7 se o seu perfil de usuário não exige o modelo mais completo.
Os dois tem o mesmo número de núcleos: 4 físicos e 8 virtual no total. Temos uma tímida diferença no clock do Turbo boost, num total de 700Mhz a mais para o i7 8565U no turbo – Lembrando que este Turbo nao é a velocidade que ele vai ter sempre, e sim a maxima que ele pode chegar, teoricamente.
E é por isso que um modelo U de i5 da oitava geração acaba entregando um desempenho muito melhor que um modelo U de i7 da sétima geração (ou anterior), mesmo quando se considera o clock base menor do i5 vs i7, porque a quantidade de núcleos dobrou de uma geração para outra.
Intel Core i7 é uma família de processadores Intel para desktop e notebooks x86-64 (64 bits). ... O nome continuou com o uso da marca Core da Intel. Foi lançado oficialmente em 17 de novembro de 2008 , sendo fabricado no Arizona, Novo México.
Para começar, podemos dizer, de maneira bastante simplória, que um Intel Core i7 é melhor que um Core i5, que por sua vez é melhor que um Core i3. ... Já os Core i5 e Core i7 têm modelos tanto dual-core quanto quad-core, ou seja, com quatro núcleos de processamento.
A diferença é que o i3 possui uma arquitetura mais avançada. O mais recente é baseado na arquitetura skylake, enquanto o Pentium Dual Core baseia-se na plataforma Core. O i3 possui cache l3 e HT, além de um maior conjunto e instruções. Esse sistema de nomenclatura da Intel confunde muito!
Já o quad-core é aquele processador que possui quatro núcleos e trabalha com todos eles ao mesmo tempo, executando várias funções! Ele é uma versão mais potente do que o dual-core e melhora o desempenho na hora de usar vários apps ao mesmo tempo ou rodar jogos pesados com ainda mais velocidade.
Da um CTRL+ALT+DEL olha na aba desempenho se a parte histórico do uso da CPU estiver dividida em duas partes é Dual Core ou processador com HT ativado. Agora o CPUZ da essa informação! CPU-z ou o Everest vc consegue ver, propriedades do Computador tb.
O melhor quad core, é o quad core: core 2 duo extreme com 12 de memória cache 3.
As CPUs Celeron e Pentium da Intel se diferem dos modelos mais poderosos da linha Core por apresentarem velocidades inferiores e menores avanços tecnológicos. Há modelos sem turbo, menos núcleos, pouca memória cache, nada de Hyper Threading e assim por diante.
Um processador quad-core é um processador de possui quatro núcleos dentro do mesmo CPU. Por padrão, processadores organizam suas atividades em filas de processamento ou threads, e quanto mais núcleos um processador tiver, mais filas ele terá a disposição, o que torna o processamento muito mais rápido.
O Quad Core é um tipo de processador que comporta quatro núcleos de processamento de dados. Estes modelos de microprocessadores fazem parte da nova onda de tecnologias para processadores que surgiram na segunda metade da década de 2000.
Por exemplo, um processador de 2 núcleos rodando a 3,2 GHz não é o mesmo que um single-core de 6,4 GHz, assim como um quad-core rodando a 2,0 GHz não é o mesmo que um single-core de 8 GHz.